Mesmo não se tratando de uma obrigação, ligar a câmera durante as aulas remotas permite criar um ambiente mais acolhedor em tempos de pandemia.
Esperar o professor ligar o projetor virou esperar pelo compartilhamento da apresentação na sala de aula virtual. Ir para outra sala de aula se tornou entrar no link da próxima aula. Por causa da pandemia do coronavírus e o consequente distanciamento social, as práticas na Educação tiveram que se adaptar para um novo formato, entretanto, mesmo com as mudanças, uma coisa não pode faltar: a troca de afeto entre a comunidade acadêmica.
Ligar a câmera traz benefícios para professores e alunos
Mesmo não se tratando de uma obrigação, ligar a câmera durante as aulas remotas permite criar um ambiente mais acolhedor em tempos de pandemia e contribui com o processo de aprendizagem dos estudantes. Isso porque, vendo os rostos dos seus alunos, os professores podem observar o nível de entendimento da turma acerca dos conteúdos ministrados e adaptar suas metodologias.
Além disso, os docentes e os discentes se sentem mais motivados no enfrentamento aos desafios das aulas remotas ao ter mais contato humano. Para além das relações entre professores e alunos, mostrar o rosto nas aulas traz benefícios para a integração entre os próprios estudantes. Esse ato ajuda a incentivar os mais tímidos a participarem das atividades das disciplinas, esclarecendo suas dúvidas e compartilhando conhecimentos.
Benefícios para o grupo e benefícios para os indivíduos
Ao ligar a câmera para participar das aulas, o estudante encontra uma forma de socializar mesmo durante o isolamento social, o que pode impulsionar o desempenho durante as aulas, que perdem o caráter mecânico e se tornam mais dinâmicas. Além disso, ajuda a manter a atenção na aula, evitando dispersões, bem como proporciona um motivo para se organizar um espaço de estudo adequado, o que ajudará o discente mesmo quando a câmera estiver desligada.
E quem se sente desconfortável para abrir a câmera?
Os estudantes não devem se sentir pressionados a participarem da aula com a câmera ligada caso não se sintam preparados. Não é preciso perguntar ou fazer comentários caso não desejem e o chat pode funcionar para quem tem vergonha de falar. No entanto, para aqueles que estejam querendo interagir mais e ainda se sintam envergonhados, a sugestão é, ao invés de deixarem a câmera aberta durante toda a aula, começarem aos poucos, permitindo o vídeo quando tiverem uma dúvida ou caso queiram compartilhar um fato interessante com a turma. Isso pode ir acostumando alunos nessa situação a falarem e, eventualmente, deixarem suas câmeras ligadas.
Confira algumas dicas para deixar tudo organizado para a aula antes de abrir a câmera: