Data é a principal ocasião em que a Organização das Nações Unidas (ONU) reforça a necessidade de preservação do meio ambiente.
Neste sábado (5), celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, principal data da Organização das Nações Unidas (ONU) para a promoção da conscientização em prol da preservação da natureza. A data começou a ser comemorada em 1972, com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia, no dia 5 de junho. Ao longo dos anos, a ocasião foi se configurando uma plataforma global de sensibilização pública sobre o tema, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países.
Segundo o professor do curso de Medicina Veterinária da Unileão, Thiago Maia, a preservação do meio ambiente é indispensável para a manutenção adequada da qualidade de vida de todos.
Ele destaca que, para combater o desequilíbrio ambiental e tentar reverter o quadro de destruição do meio ambiente, o primeiro passo deve ser dado pela educação.
“Toda e qualquer atitude gerará um impacto ambiental, e é aqui que entra a Educação Ambiental como fomentador da conscientização, buscando as devidas melhorias na relação socioambiental”, acrescenta o docente.
Diante desse entendimento, o curso de Medicina Veterinária da Unileão oferece experiências e conhecimentos aos seus estudantes para que eles possam desenvolver uma visão eficiente da utilização dos recursos ambientais, promovendo a sustentabilidade no aspecto pessoal e laboral.
O curso de Fisioterapia da Unileão, por sua vez, desenvolve o projeto “Terapia Elástica Sustentável”, coordenado pela profa. Rejane Fiorelli. O projeto busca proporcionar aos alunos envolvidos a vivência sustentável e ecológica na rotina diária daqueles que promovem um serviço de saúde, despertando a consciência e a Educação Ambiental ao notar o que se pode fazer com material simples e reaproveitado.
“Debater sobre a importância da sustentabilidade nos espaços de ensino cria possibilidades de repensar nas práticas que os alunos fazem dentro de uma sociedade, onde os facilitadores desse processo possam transmitir conhecimento satisfatório para a compreensão do meio ambiente e a sustentabilidade na relação do problema de uma determinada comunidade”, afirma a profa. Rejane Fiorelli.
O empreendedorismo orientado à sustentabilidade é uma das grandes tendências no cenário atual. Com as constantes evidências de degradação ambiental, aumentou a responsabilidade das organizações para a preservação do meio ambiente, independente do porte das empresas.
“O empreendedorismo com foco na sustentabilidade busca estruturar os processos da empresa pensando em como diminuir o impacto negativo ao meio ambiente. Isso pode ser praticado de duas formas: por meio do uso consciente dos recursos e pela reutilização daqueles materiais que não foram 100% aproveitados no processo de produção. Essa nova forma de gestão, além de diminuir os impactos ecológicos, busca conscientizar os consumidores e os próprios colaboradores das empresas sobre a importância das questões ambientais e sociais”, avalia a profa. Tharsis Diaz, coordenadora adjunta dos cursos de Gestão e Negócios da Unileão, e a profa. Joyce Albuquerque, docente da Instituição.
De acordo com as docentes, os cursos de Gestão e Negócios da Unileão contam com disciplinas como a de Sustentabilidade, Desenvolvimento e Produtos e de Empreendedorismo, onde os alunos são orientados a empreenderem, desenvolverem produtos e gerenciarem empreendimentos com responsabilidade econômica, financeira, social e ambiental.
Além disso, todas as disciplinas dos cursos de Gestão e Negócios estimulam os alunos às práticas sustentáveis, sendo a própria Instituição um exemplo de sustentabilidade com ações nos seus campi que servem de espelho para a comunidade discente.
O desenvolvimento sustentável é o caminho para a preservação do meio ambiente e das condições de vida necessárias à sobrevivência das próximas gerações. Ciente disso, a Unileão é comprometida com essa causa ao longo de todo o ano, por meio de ações que visam incentivar a construção de um mundo melhor para todas as espécies que nele habitam.
Pelo Núcleo de Sustentabilidade e pelo Programa de Educação Ambiental e Social (Peas), toda a comunidade acadêmica da Unileão é incentivada à prática de ações sustentáveis que reafirmam diariamente o compromisso da Instituição com a Educação Ambiental.
Seguindo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), as ações de sustentabilidade da Unileão incluem iniciativas voltadas para o melhor aproveitamento do uso de recursos como água, energia e papel, dentre outros, sempre na perspectiva de deixar um planeta melhor para as futuras gerações. Todas essas ações podem ser conferidas no Relatório de Sustentabilidade 2020 da Unileão.
– Substitua canudos de plástico pelos feitos com materiais biodegradáveis ou metálicos;
– Substitua as sacolas plásticas por ecobags na sua rotina de compras nos mercados;
– Adote uma garrafa e evite utilizar copos descartáveis;
– Não jogue óleo de cozinha usado no ralo ou esgoto (procure um ecoponto na Unileão);
– Evite desperdícios;
– Faça a coleta seletiva do lixo;
– Pratique a carona solidária quando for seguro para todos, após a pandemia;
– Economize energia elétrica e água;
– Consuma produtos com menor impacto ambiental, como a escova dental fabricada com bambu;
– Mantenha áreas verdes ao seu redor;
– Tenha o compromisso de agir com responsabilidade ambiental;
– Incentive outra pessoa a ter atitudes sustentáveis.