Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão dispõe de recursos importantes para auxiliar vítimas de queimaduras.
Como forma de alertar a população brasileira sobre a importância da prevenção de queimaduras, criou-se a campanha Junho Laranja, veiculada no mês dos festejos juninos, período em que nota-se um aumento na incidência de internações de vítimas graves de queimaduras. A campanha é promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) que, para 2021, definiu o tema “Álcool e fogo: mantenha o distanciamento. Contra queimaduras, prevenção é a vacina”.
A profa. Rejane Fiorelli, docente do curso de Fisioterapia da Unileão, ressalta que, devido à pandemia da covid-19, houve um aumento no número de casos de queimaduras ocasionadas pelo uso de álcool, tanto líquido quanto em gel. Esse crescimento foi mais acentuado em crianças na faixa etária de até 4 anos, que agora passam mais tempo em casa, cuja taxa de acidentes domésticos por manuseio de álcool, escaldamentos e superfícies quentes subiu 40%.
“A Fisioterapia possui recursos terapêuticos adequados para reabilitar pessoas vítimas de queimaduras, podendo atuar no processo de cicatrização e remodelamento cutâneo, assim como na melhora da funcionalidade dos sistemas afetados, tanto osteomioarticular quanto respiratório e cutâneo. Vale ressaltar, ainda, a importância do tratamento fisioterapêutico dos pacientes para possibilitar uma melhora na qualidade de vida deles, assim como no desenvolvimento de suas habilidades funcionais”, afirma a profa. Rejane Fiorelli.
A Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão dispõe de recursos capazes de auxiliar vítimas de queimaduras. O local conta com infraestrutura e aparelhos que viabilizam o trabalho de recuperação desses pacientes, além de professores especialistas e alunos capacitados para o atendimento desses casos.
Para mais informações sobre os serviços ofertados na Clínica-Escola, os interessados podem entrar em contato com a Recepção do espaço pelo telefone (88) 2101-1065.
Como forma de apoiar a campanha, os alunos do sétimo semestre do curso de Fisioterapia da Unileão que cursam a disciplina de Fisioterapia Dermatofuncional e integram a Liga Acadêmica de Fisioterapia Dermatofuncional (LADEF) estão divulgando, durante todo o mês de junho, conteúdos de conscientização e orientações para a população e profissionais da saúde, assim como depoimentos de vítimas desse tipo de acidente. Os conteúdos podem ser acessados pelo Instagram, na conta oficial da Unileão, no perfil da LADEF e na conta oficial do curso de Fisioterapia da Unileão
Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.