Dia 27 de julho foi instituído como Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é celebrado nesta terça-feira (27). No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), as ações para tratar do tema, bem como das condições no ambiente de trabalho e de todos os demais aspectos que envolvem a saúde e a segurança do trabalhador da empresa, são geridas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
A CIPA foi criada em uma reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), após sugestão dos trabalhadores de diversos países que estavam presentes na ocasião. Na Unileão, essa Comissão é composta por oito membros, sendo quatro representantes dos empregadores e quatro dos empregados, distribuídos nos seguintes cargos: presidente, vice-presidente, secretário, titular e suplentes.
O curso de Enfermagem da Unileão desenvolve ações voltadas para a saúde no ambiente de trabalho de empresas do Cariri, onde os futuros enfermeiros realizam palestras e oficinas com o objetivo de incentivar a promoção de ambientes de trabalho saudáveis, com ênfase na redução dos riscos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Além disso, o curso participa de atividades destinadas à saúde dos colaboradores da Unileão, contribuindo com a CIPA. Durante a pandemia do novo coronavírus, a graduação atuou diretamente no programa de Treinamento Institucional para orientação sobre medidas de segurança contra a propagação do vírus.
Outros profissionais que colaboram com um ambiente de trabalho mais saudável são os fisioterapeutas, que atuam na prevenção de lesões, no desenvolvimento de técnicas físicas laborais e na recuperação de problemas decorrentes da atividade profissional. É por isso que, no curso de Fisioterapia da Unileão, a temática é amplamente abordada em disciplinas e ações desenvolvidas na graduação.
Os cursos de Gestão e Negócios da Unileão promovem e debatem o tema da segurança e saúde no trabalho por meio da disciplina de Qualidade de Vida no Trabalho, onde aborda o assunto de forma interdisciplinar. Além disso, as graduações realizam palestras e rodas de conversa sobre a temática para os alunos. A partir das discussões realizadas pelos cursos, os estudantes conseguem promover palestras que abordam o assunto em empresas da região do Cariri, bem como consultorias e treinamentos promovidos pela Estação de Negócios.
Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.