Campanha tem por base a Semana Mundial de Aleitamento Materno, iniciativa realizada anualmente a partir do Dia Mundial da Amamentação, celebrado em 1º de agosto.
O mês de agosto é dedicado à promoção e ao incentivo do aleitamento materno. No Brasil, para reforçar a importância da amamentação, foi criada a campanha Agosto Dourado, cor que está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. A campanha tem por base a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), iniciativa realizada anualmente pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês), que começa no dia 1º de agosto, considerado o Dia Mundial da Amamentação. Para 2021, a Aliança definiu o tema da SMAM como “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”.
No curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), a temática da amamentação é trabalhada em disciplinas como Saúde Coletiva, Saúde da Mulher e da Criança, e no Estágio Supervisionado. Nelas, os alunos têm oportunidade de compreender como se dá a fisiologia da amamentação, quais os benefícios e como orientar gestantes e puérperas para uma amamentação tranquila e saudável. Além disso, o curso conta, ainda, com a Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher e da Criança (LAESMC), que desenvolve ações sobre a temática.
Segundo a professora do curso de Fisioterapia da Unileão Carolina Macedo, temas referentes à obstetrícia e à atenção ao puerpério são trabalhados na disciplina de Fisioterapia em Uro-Gineco-Obstetrícia. Nas aulas, aborda-se todo o processo de lactação (anatomia e fisiologia), bem como demonstrações sobre posicionamentos, pega correta e demais orientações. Além disso, no estágio relacionado com a área, são realizados atendimentos a puérperas em vários aspectos, inclusive quando há dificuldades para a amamentação.
De acordo com a profa. Eruska Norões, docente do curso de Odontologia da Unileão, a amamentação, além de outros inúmeros benefícios para os recém-nascidos, desencadeia o trabalho de um conjunto de músculos, estimulando o crescimento e desenvolvimento ósseo, que influenciam na forma da face e na harmonia dos dentes. Por isso, a temática é trabalhada no curso pelas disciplinas de Políticas Públicas de Saúde, Odontologia Infantil e em Projetos de Extensão da Instituição.
O professor do curso de Medicina Veterinária da Unileão Antônio Cavalcante explica que a amamentação é de fundamental importância na fase neonatal dos animais, que corresponde aos primeiros 30 dias de vida em espécies como cães e gatos, por exemplo.
“As fêmeas carnívoras fornecem, nas primeiras horas de vida, o que chamamos de colostro e, em seguida, o alimento propriamente dito, leite materno, que serve de fonte de nutrientes para os filhotes, prevenindo a desidratação, hipotermia e hipoglicemia”, explica o docente.
Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.