Projeto conta com cinco módulos para dar assistência aos interessados no processo de adoção.
O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizará, por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e em parceria com o Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Juazeiro do Norte (CE), mais um curso preparatório para adoção. A capacitação ocorrerá entre os dias 13 e 17 de setembro, sendo disponível para 50 interessados em adotar crianças e adolescentes.
Para participar do curso, os pretendentes à adoção devem se inscrever por meio do formulário disponível neste link. As inscrições são gratuitas e o curso ocorrerá de forma síncrona e assíncrona, ocorrendo transmissão ao vivo pela plataforma Google Meet apenas no dia 16 de setembro, às 15h.
O curso é coordenado pelas professoras da Unileão Alyne Lima, Moema Alves e Maridiana Figueiredo, sendo uma etapa obrigatória para o processo de habilitação de pessoas que querem adotar. A atividade aborda temas relacionados a expectativas e motivações para a adoção, aspectos legais e psicossociais.
O procedimento de habilitação permite o ingresso no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), que é um banco de dados único e nacional desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O CNA é composto por informações sobre crianças e adolescentes aptos a serem adotados e pelos pretendentes habilitados à adoção.
Conferência de abertura;
Módulo I: Redesenhando a história pessoal;
Módulo II: O que é a adoção?;
15h – Módulo III: Quem são os adotandos?;
Módulo IV: Trocando experiências;
Módulo V: A mediação de conflitos no processo educativo de crianças e adolescentes.
Curso preparatório para adoção
Data: 13 a 17 de setembro
Transmissão ao vivo pelo Google Meet no dia 16/09