Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil.
Nesta quarta-feira (29), celebra-se o Dia Mundial do Coração, data que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde desse órgão vital. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 por hora e 1 morte a cada 90 segundos.
A saúde do coração é abordada no curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) em disciplinas curriculares que tratam da fisiologia do coração, da compreensão das principais doenças cardiovasculares, de mecanismos farmacológicos e não farmacológicos para tratamento, e das estratégias para prevenção e promoção da saúde de portadores de patologias do órgão.
Além disso, os estudantes da graduação podem aprimorar o aprendizado em estágios curriculares nas Estratégias de Saúde da Família e em hospitais da região, que promovem assistência aos portadores de doenças cardiovasculares.
Segundo a profa. Aline Morais, docente do curso de Enfermagem da Unileão, os principais sintomas de ataques cardíacos incluem dor ou desconforto no peito, podendo estender-se para os braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas; sensação de enjoo ou vômito; dificuldade para respirar ou falta de ar; sensação de desmaio ou tontura; e suor frio e palidez.
Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.