Estudos abordam temas diversos, como a saúde mental em estudantes de graduação e questões de gênero na saúde pública.
O aluno do 10º semestre do curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), Yuri Monteiro Bezerra, publicou, no ano de 2021, três artigos em periódicos nacionais e internacionais, produzidos a partir de pesquisas que desenvolveu na graduação.
Publicado na Revista Research, Society and Development, o artigo “Índices de depressão e ansiedade em estudantes de psicologia: um estudo exploratório” busca analisar a saúde mental de estudantes do início e do final do curso de Psicologia a partir de uma pesquisa com 176 alunos.
A pesquisa intitulada “Saúde mental em estudantes universitários: elementos para o debate” visa compreender os efeitos da universidade na vida de estudantes de diversos períodos e cursos por meio de um questionário socioeconômico juntamente do Inventário de Ansiedade de Beck.
Já o artigo “O ser mulher e sua alteridade no âmbito da saúde biopsicossocial na pós-contemporaneidade: uma revisão narrativa”, publicado na revista Acervo Saúde, apresenta uma análise sobre como as opressões sociais sofridas pelas mulheres refletem na saúde e no bem-estar delas.
“A Unileão me incentivou através da criação do Grupo de Iniciação Científica do Curso de Psicologia, o qual era orientado pela professora Emília Suitberta, e muito me ajudou na minha jornada de pesquisa acadêmica”, afirma Yuri Monteiro.