Unileão promove ação em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down e Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo

O evento contará com atividades lúdicas e será realizado na APAE de Juazeiro do Norte, no dia 4 de abril.

31/03/2022 11:21 am - Atualizado em 04/04/2022 11:39 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os cursos de Enfermagem e Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) promoverão, no dia 4 de abril, uma ação em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que é celebrado em 21 de março, e ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril. O evento será realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Juazeiro do Norte, das 9h às 12h.

A iniciativa busca auxiliar as crianças e adolescentes assistidos pela Associação no desenvolvimento e na socialização com os demais, através da participação em atividades lúdicas, englobando dinâmicas recreativas e de educação em saúde.

Para realizar as ações do evento, foi reunida uma equipe de 11 alunos voluntários do curso de Enfermagem e do projeto de extensão “Enfermagem da Alegria”, e 5 alunos do curso de Educação Física, coordenados pelos professores Nadja França e Renan Vanali. O evento tem grande relevância na formação pessoal e profissional dos estudantes, pois permite o contato com a prática na área de atuação e a vivência para além dos muros do centro universitário.

Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, promove a conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e garantir seus direitos de liberdade, oportunidade e qualidade de vida. A data representa a triplicação (trissomia) do 21° cromossomo que causa a síndrome.

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito para com as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).