LASP promove capacitação de primeiros socorros e prevenção de acidentes em ambiente escolar

A ação foi direcionada aos professores do Instituto Crescer, no município de Juazeiro do Norte.

29/04/2022 08:03 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A Liga Acadêmica do Suporte Básico de Vida em Parada Cardiorrespiratória (LASP), dos alunos do curso de Enfermagem da Unileão, realizou o evento teórico-prático de “Capacitação de primeiros socorros e prevenção de acidentes em ambiente escolar”, para os professores do Instituto Crescer – Berçário Creche Escola, em Juazeiro do Norte. A capacitação ocorreu no último sábado (23) e reuniu 30 profissionais.

Na ocasião, foram abordadas diversas situações de primeiros socorros em crianças, como convulsões, síncope, parada cardiorrespiratória (PCR), controle de hemorragias, desmaios, ressuscitação cardiopulmonar, entre outras. Os professores que participaram da capacitação puderam tirar dúvidas e aprender, com os membros da LASP, métodos, técnicas de salvamento e suas aplicações corretas para socorrer as crianças em situações de acidentes.

Os membros da Liga responsáveis pela ação perceberam que as noções básicas de primeiros socorros que os professores apresentaram durante a capacitação eram muito empíricas, mas que ao longo das explicações e da realização das práticas de cada temática, foi possível melhorar o entendimento sobre as intervenções em situações de urgência, principalmente na faixa etária que a escola atende, que é de 4 meses a 5 anos de idade. Ao final do evento, os professores realizaram uma abordagem prática, coordenada pelos membros da LASP, simulando situações que podem acontecer no cotidiano.

“A cada realização de uma capacitação, ou até mesmo de treinamentos internos com os ligantes da LASP, podemos perceber o impacto que essas ações trazem para a nossa formação acadêmica e pessoal. É gigantesco, pois é através da transmissão do conhecimento que aprimoramos nossas habilidades intelectuais e se torna possível associar conhecimentos de outras disciplinas à temática sendo ministrada, desenvolvendo a parte comunicativa, além de permitir a aproximação com a prática profissional e nos motivar a levar o conhecimento cada vez mais à frente e a todos”, relata o aluno do 5° semestre de Enfermagem e presidente da LASP, Levy dos Santos.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.