Professor e alunos do curso de Enfermagem da Unileão publicam capítulo de livro

O estudo publicado traz uma reflexão sobre políticas públicas de saúde pela ótica cinematográfica.

29/04/2022 14:09 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os estudantes do curso de Enfermagem da Unileão, Jonas Vitor de Araújo Silva, Naila Caroline Barbosa de Morais, Bárbara Luna Lacerda, Ihago Saraiva de Alencar Silvestre e Gabriel da Silva Brito, juntamente com o prof. João Paulo Xavier Silva, publicaram o artigo “Refletindo sobre políticas públicas de saúde pela ótica cinematográfica: uma análise do documentário: ‘Sicko: SOS Saúde‘” como capítulo do livro “Pesquisas e abordagens educativas em ciências da saúde”, da Amplla Editora.

O estudo faz parte dos resultados da disciplina Políticas Públicas de Saúde, onde surgiu a proposta de construir um texto de caráter crítico e argumentativo após a exibição do documentário S.I.C.K.O. Os acadêmicos discutiram, ao longo do semestre, a conjuntura nacional, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento de políticas públicas de saúde e suas implicações na sociedade.

De acordo com o prof. João Paulo Xavier, a publicação do estudo é de extrema relevância. “Os alunos puderam vislumbrar uma outra realidade, como a estadunidense, que é apresentada no referido documentário, na qual o modelo assistencial não converge com os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma o professor.

Segundo o docente, essas perspectivas instigam os alunos ao reconhecimento da magnitude desse sistema e da importância de sua consolidação. Ele avalia ainda que as considerações contidas no capítulo representam um movimento intelectual que marca a defesa e a valorização do SUS no âmbito acadêmico e um retorno ao espírito da Reforma Sanitária Brasileira, ainda em curso.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.