O estudo publicado traz uma reflexão sobre políticas públicas de saúde pela ótica cinematográfica.
Os estudantes do curso de Enfermagem da Unileão, Jonas Vitor de Araújo Silva, Naila Caroline Barbosa de Morais, Bárbara Luna Lacerda, Ihago Saraiva de Alencar Silvestre e Gabriel da Silva Brito, juntamente com o prof. João Paulo Xavier Silva, publicaram o artigo “Refletindo sobre políticas públicas de saúde pela ótica cinematográfica: uma análise do documentário: ‘Sicko: SOS Saúde‘” como capítulo do livro “Pesquisas e abordagens educativas em ciências da saúde”, da Amplla Editora.
O estudo faz parte dos resultados da disciplina Políticas Públicas de Saúde, onde surgiu a proposta de construir um texto de caráter crítico e argumentativo após a exibição do documentário S.I.C.K.O. Os acadêmicos discutiram, ao longo do semestre, a conjuntura nacional, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento de políticas públicas de saúde e suas implicações na sociedade.
De acordo com o prof. João Paulo Xavier, a publicação do estudo é de extrema relevância. “Os alunos puderam vislumbrar uma outra realidade, como a estadunidense, que é apresentada no referido documentário, na qual o modelo assistencial não converge com os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma o professor.
Segundo o docente, essas perspectivas instigam os alunos ao reconhecimento da magnitude desse sistema e da importância de sua consolidação. Ele avalia ainda que as considerações contidas no capítulo representam um movimento intelectual que marca a defesa e a valorização do SUS no âmbito acadêmico e um retorno ao espírito da Reforma Sanitária Brasileira, ainda em curso.
Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.