Programa do curso de bacharelado em Educação Física da Unileão atende público com diabetes e hipertensão

As atividades acontecem no campus Lagoa Seca da IES e são realizadas de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã e da tarde.

21/06/2022 14:26 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) está realizando a ação de extensão “Programa de Hidroginástica aplicado a hipertensos e diabéticos – PRO HIDRO +”, coordenada pelas professoras Jenifer Kelly Pinheiro e Loumaíra Carvalho da Cruz.

O programa foi pensado para atender o público acometido de diabetes e hipertensão arterial sistêmica, oferecendo treinamento de hidroginástica e promovendo a saúde através do incentivo à prática regular de exercícios físicos. As atividades são abertas à comunidade acadêmica e ao público externo.

A ação conta com o apoio voluntário de professores e alunos monitores para a realização dos atendimentos, que acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h, e nas terças e quintas-feiras, das 8h30 às 9h30. O programa beneficia a população com acompanhamento qualificado e acessível para todos, além de proporcionar a interação social entre os participantes.

“Eu só tenho a dizer ‘muito obrigada’! Quando amanheço o dia que eu abro meus olhos pra orar, pra agradecer a Deus por estar viva, eu fico também muito agradecida a todos da Unileão, no meu caso, aqui da Lagoa Seca, porque mudou realmente não só a minha mobilidade, mas a minha vida para melhor ainda”, relatou Marlene, participante do programa.

A iniciativa também promove a integração dos acadêmicos voluntários com a comunidade externa, o que aproxima o estudante da futura profissão e exercita o olhar humanizado para as necessidades da sociedade.

O aluno do 6° semestre do curso de bacharelado em Educação Física da Unileão e monitor do programa, Luiz Cláudio, contou sobre a importância do projeto na formação acadêmica dele e dos colegas. O estudante também falou sobre a relevância de assistir ao público idoso dentro do programa, considerando a carência de atividades na área direcionadas para esse nicho. “Dentro dessa vivência do PRO HIDRO, a gente traz esse gostar de trabalhar com esse público, ensinar uma área da Educação Física que não é muito vista, que o pessoal não busca tanto, então a gente traz isso para os nossos acadêmicos”, explicou.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.