Instituição valoriza e incentiva a pesquisa científica como um dos pilares para a construção do conhecimento.
Nesta sexta-feira (8) é celebrado Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. A data busca chamar a atenção da população para a importância das atividades científicas, que são incentivadas e valorizadas pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão).
Para a Instituição, a pesquisa científica é tida como um dos pilares na construção do conhecimento, devendo ser estimulada continuamente no ambiente acadêmico, o que resulta em um espaço educacional favorável à criação de novos produtos científicos.
Por todo o incentivo institucional, a produção de conhecimento de estudantes, egressos e professores da Unileão está constantemente sendo destaque em eventos e revistas científicas nacionais e internacionais.
A iniciação científica representa mais uma opção de carreira e oferece muitas vantagens para os futuros profissionais, independentemente da área de atuação. Diante disso, a Unileão proporciona aos alunos da Instituição a oportunidade de aprofundarem seus estudos e pesquisas em diversos ramos, de modo a contribuir com a formação estudantil e com o crescimento pessoal e profissional dos acadêmicos.
Além disso, o primeiro e maior centro universitário do Cariri promove a integração entre ciência e sociedade por meio de diversos eventos e publicações que divulgam o saber científico em vários campos do conhecimento para alunos, professores e pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.
Mais que atividades em sala de aula, a Unileão oferece diversos projetos e programas de pesquisa por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (Copex), setor que tem como principal finalidade fortalecer a política de estímulo à pesquisa, monitoria e extensão na Instituição, desenvolvendo ações que vão desde a concessão de bolsas de Iniciação Científica até cursos e capacitações para instigar o desenvolvimento científico e tecnológico entre a comunidade acadêmica.
A Copex contribui, ainda, para o surgimento e fortalecimento de grupos de pesquisa e de estudo, além de ligas acadêmicas, que permitem a articulação interdisciplinar entre todos os cursos da Unileão, sempre com o objetivo de enriquecer a experiência acadêmica e de vida dos estudantes.
No curso de Medicina Veterinária da Unileão, por exemplo, a pesquisa é incentivada desde o primeiro semestre, com a publicação de trabalhos científicos em periódicos nacionais e internacionais, eventos e mostras científicas dentro de algumas disciplinas.
“Falar da importância da pesquisa e de novas descobertas na Medicina Veterinária é falar da importância da saúde única mundial. Além de pesquisas envolvendo produção e clínica, os profissionais da área têm se destacado em pesquisas que envolvem o controle de doenças de caráter zoonótico e principalmente no combate à covid-19”, afirma a professora do curso de Medicina Veterinária da Unileão, Cláudia Villaça.
A pesquisa científica é uma das principais áreas de atuação do biomédico, e na Unileão, os alunos são estimulados desde o início da graduação a participarem de estudos nesse sentido. A profa. Maria Karollyna, que é egressa da Instituição e hoje atua como docente no curso, afirma que teve seu primeiro contato ainda no começo da sua jornada acadêmica.
“Eu realizei minha primeira pesquisa científica ainda no primeiro semestre e logo após entrei no programa de Iniciação científica, o qual muitos alunos participam e se engajam em projetos que perduram após a graduação, em mestrados e doutorados, como no meu caso”, afirma a professora da Unileão.
Visando contribuir para a ampliação e consolidação das Ciências no Brasil por meio da veiculação de resultados de pesquisas inéditas e de textos acadêmicos nas diversas áreas de conhecimento, a Unileão conta, também, com a Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia. Considerado um importante meio científico na região do Cariri e no país, o periódico é avaliado com o Qualis B4.