Aprovação foi no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFTM, e o artigo ganhou espaço no livro “Saúde e aplicações interdisciplinares, Volume 6”, da Publicar Editora.
Lyana Belém Marinho é egressa do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) e conquistou a aprovação em 5° lugar no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
“A Unileão sempre investiu na melhor estrutura e no melhor colegiado de professores para atender as necessidades dos alunos. Tive muitas oportunidades durante a graduação em participar de monitorias, ligas acadêmicas e congressos, o que foi de grande valia para a minha bagagem profissional e o gosto pela busca da docência. Gratidão a todos os meus professores!”, declarou a egressa sobre a aprovação no mestrado.
Recentemente, ela também teve seu artigo “Abordagem fisioterapêutica na reabilitação de paciente com Neuromielite Óptica: relato de caso” publicado no livro “Saúde e aplicações interdisciplinares, Volume 6”, da Publicar Editora. O trabalho de pesquisa consta como o capítulo 28 da obra e pode ser acessado gratuitamente através deste link.
O artigo publicado contou com a orientação do professor Aracélio Viana, que deu suporte em todos os processos de desenvolvimento da pesquisa e escrita. A escolha do tema foi inspirada no caso de um dos pacientes atendidos no setor da Neurofuncional Aplicada da Unileão. “Quando o vi, já pensei em desenvolver o artigo, pois é uma patologia desconhecida por muitos e a reabilitação dele foi um sucesso”, relatou Lyana.
Reconhecimento merecido
Durante a elaboração da pesquisa e busca por referências sobre a temática, Lyana enfrentou desafios, principalmente por causa da escassez de trabalhos publicados que abordassem a Neuromielite Óptica. Os artigos encontrados por ela foram todos na língua inglesa. Apesar da dificuldade, isso motivou ainda mais a egressa para seguir em frente com a produção.
A publicação do artigo concluído em um livro trouxe para Lyana a recompensa pela dedicação depositada no trabalho. “Fiquei muito feliz em saber que todo aquele trabalho construído serviria para outras pessoas conhecerem essa patologia e poder usar meu estudo como base. Muita gratidão! Saber que todo esforço foi recompensado”, afirmou.
Nem só de sala de aula vive o aluno
Pesquisa
Desde a graduação, Lyana está inserida no ramo da pesquisa científica voltada para a saúde. “Os professores sempre incentivaram muito a escrita de resumos científicos. E como participava de muitos projetos, fui tentando e acabei gostando bastante”. Ela também enfatizou que foi muito importante ter tido essa oportunidade de entrar em contato com a pesquisa, ainda mais com a estrutura proporcionada pela Unileão.
Em sua época de discente, Lyana submeteu um resumo em conjunto com a professora Rejane Fiorelli, para ser apresentado no Simpósio Multidisciplinar de Atenção à Mulher, abordando o tema “Intervenção Fisioterapêutica no Vaginismo Tipo Primário: revisão integrativa”. Graduada no ano de 2021, ela continua buscando produzir conhecimento por meio de artigos para contribuir com o avanço de sua área de atuação, e tem como inspirações os professores que acompanharam sua formação.
Extensão
A pesquisa e a extensão, incentivadas através da Coordenação de Pesquisa e Extensão da Unileão (COPEX), sempre estiveram presentes na trajetória de Lyana pelo curso de Fisioterapia. A egressa fez parte da Liga Acadêmica de Saúde Integral para a Diversidade (LASID), da Liga Acadêmica de Fisiologia do Exercício (LAFEX), e da Liga Acadêmica em Uroginecologia e Obstetrícia (LAUGO).
Além das ligas acadêmicas, Lyana integrou a equipe do projeto de extensão “Sorriso Grisalho”, do Grupo de Estudos do Treinamento Esportivo e Desempenho Humano (GETEDeH), e foi monitora das disciplinas de Cinesioterapia I e Uro-gineco-obstetrícia. “A oportunidade que tive em participar da extensão fez toda diferença na minha graduação. Pois todo conhecimento que estudava na teoria, conseguia colocar em prática nos projetos”, comentou a egressa.
Cultivando a vocação
Na escolha da Fisioterapia como sua vocação, Lyana sempre teve o apoio de seus familiares e amigos. Ela considera a área de atuação linda, e apesar de ser cheia de desafios, é gratificante e de grande importância para a sociedade. Ao decidir em qual instituição queria se formar, ela optou pela Unileão. “A instituição sempre buscou inovações e melhorias para seus alunos. E por ver a estrutura e os resultados dos egressos, resolvi ingressar”, contou.
A maior motivação de Lyana dentro de sua profissão é saber que, através do seu bom trabalho, pode ajudar as pessoas a melhorarem a qualidade de vida. Hoje, ela atua na Clínica Viver e no Studio de Pilates Lais Macêdo, no município de Barbalha.
Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.