Celebração ocorre em diferentes dias no planeta e no Hemisfério Sul faz alusão ao início da primavera, que começa geralmente no dia 22 de setembro.
Nesta quarta-feira (21), celebramos o Dia da Árvore. As árvores são essenciais para a vida na Terra. Elas produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem abrigo para diversas espécies de animais.
O Dia da Árvore é celebrado em diferentes datas no planeta, e no Hemisfério Sul faz alusão ao início da primavera, que começa geralmente no dia 22 de setembro. É uma ocasião onde se pode refletir sobre a necessidade da preservação das árvores e o combate ao desmatamento, que causa erosões, assoreamento de rios, redução de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.
Dentre as várias espécies arbóreas existentes, existem as árvores frutíferas, que produzem alimentos para diversas espécies, incluindo os seres humanos. São exemplos de árvores frutíferas a mangueira, o limoeiro, a goiabeira, o abacateiro, o pessegueiro e a laranjeira.
A madeira das árvores também tem forte impacto econômico, já que é utilizada para a fabricação de móveis, objetos e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além de tudo isso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos com ação medicinal e cosmética.
Sabendo que as árvores são um bem de todos e que a sua preservação é uma responsabilidade compartilhada, a Unileão mantém em seus campi grandes áreas verdes. Em seus espaços, estes locais possuem em conjunto mais de seiscentas espécies de plantas, incluindo as ornamentais, árvores frutíferas, árvores nativas e um gramado, para a manutenção do clima e sombras nas áreas de convivência, bem como para atuar na cobertura vegetal para manutenção dos lençóis freáticos.
“No ano passado, distribuímos mais de 1.200 mudas de árvores e esse ano continuaremos com essa ação”, aponta a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão, profa. Ana Isabel Calixto.
Existem vários bons motivos para o plantio de árvores em casa ou na região onde mora. Dentre eles, podem ser citados:
Sabia que cada região do Brasil, incluindo o próprio país, possui uma árvore símbolo?