Unileão realiza ambulatório para cirurgias de fissuras faciais da Operação Sorriso

Interessados nas cirurgias devem se dirigir até a Clínica-Escola da Instituição durante os meses de março e abril, às terças-feiras, 8h.

20/03/2023 09:40 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) apoia a Operação Sorriso na realização de cirurgia e tratamento gratuitos para crianças e adultos com fissuras faciais, como fissura labial e fissura palatina. Por isso, nos meses de março e abril, a Instituição está realizando ambulatório para os pacientes que desejam esses atendimentos, todas as terças-feiras, às 8h, na Clínica-Escola de Odontologia.

A partir do ambulatório, os pacientes poderão ser encaminhados para a realização das cirurgias, que ocorrerão de forma gratuita no mês de maio, no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, localizado no município de Barbalha. Os procedimentos ambulatoriais serão realizados pelos professores do curso de Odontologia da Unileão Romildo Bringel, que também é coordenador do projeto e atuará nas cirurgias, e Jeferson Lucena.

“A importância desses atendimentos para esses pacientes é imensurável.  As dificuldades iniciam-se logo após o nascimento, na amamentação. Ainda na infância e adolescência, esses pacientes começam a ter problemas na escola e na sociedade, por causa do preconceito, diminuindo consideravelmente a sua autoestima”, afirma o prof. Romildo Bringel.

Ainda de acordo com o docente, a parceria da Operação Sorriso com a Unileão é fundamental. Isso porque, além dos procedimentos de triagem, os pacientes podem realizar a adequação do meio bucal na própria Instituição com serviços como extrações, restaurações e raspagens, bem como obtém apoio de serviços ofertados por outros cursos da Unileão, como Enfermagem, Serviço Social, além de acolhimento psicológico no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA).

Operação Sorriso

A Operação Sorriso é uma das maiores organizações não-governamentais do mundo, reunindo cerca de 6 mil profissionais das diversas áreas da saúde de 80 países. A instituição atua por meio de missões humanitárias, nas quais realiza atendimentos e cirurgias gratuitas para crianças e adultos com deformidades crânio-maxilo-faciais.