Celebrada no dia 5 de junho, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a promoção da conscientização em prol da preservação da natureza.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, começou a ser comemorado em 1972, com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. Ao longo dos anos, a ocasião foi se configurando uma plataforma global de sensibilização pública sobre o tema, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países. Pensando nisso, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) tem se preocupado em desenvolver e ampliar as medidas de proteção e preservação ambiental.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, a instituição realiza o dia sem plástico, com o intuito de promover a redução do uso desses materiais poluentes. A iniciativa se deu pela urgência da problemática e suas implicações. Mais de 400 milhões de plásticos de 5mm de diâmetro acabam em alimentos, água e ar. Estima-se que cada pessoa no planeta consome mais de 50.000 partículas de plástico por ano. A poluição plástica e seus impactos prejudicam a saúde, economia e meio ambiente, não podendo ser ignorados. O relatório da ONU destaca que o plástico representa 85% dos resíduos que chegam aos oceanos e adverte que até 2040 os volumes de plásticos que fluem para o mar podem triplicar.
O desenvolvimento sustentável é o caminho para a preservação do meio ambiente e das condições de vida necessárias à sobrevivência das próximas gerações. Ciente disso, a Unileão é comprometida com essa causa ao longo de todo o ano, por meio de ações que visam incentivar a construção de um mundo melhor para todas as espécies que nele habitam.
Pelo Núcleo de Sustentabilidade e pelo Programa de Educação Ambiental e Social (Peas), toda a comunidade acadêmica da Unileão é incentivada à prática de ações sustentáveis que reafirmam diariamente o compromisso da Instituição com a Educação Ambiental.
Seguindo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), as ações de sustentabilidade da Unileão incluem iniciativas voltadas para o melhor aproveitamento do uso de recursos como água, energia e papel, dentre outros, sempre na perspectiva de deixar um planeta melhor para as futuras gerações. Todas essas ações podem ser conferidas no Relatório de Sustentabilidade 2022 da Unileão.
– Substitua canudos de plástico pelos feitos com materiais biodegradáveis ou metálicos;
– Substitua as sacolas plásticas por ecobags na sua rotina de compras nos mercados;
– Adote uma garrafa e evite utilizar copos descartáveis;
– Não jogue óleo de cozinha usado no ralo ou esgoto;
– Evite desperdícios;
– Faça a coleta seletiva do lixo;
– Pratique a carona solidária;
– Economize energia elétrica e água;
– Consuma produtos com menor impacto ambiental, como a escova dental fabricada com bambu;
– Mantenha áreas verdes ao seu redor;
– Tenha o compromisso de agir com responsabilidade ambiental;
– Prefira produtos feitos com material reciclado;
– Ande sempre com sua xícara de café (além de ser mais saudável, protege o meio ambiente);
– Incentive outra pessoa a ter atitudes sustentáveis.