Curso de Medicina Veterinária realiza estágio supervisionado na Expocrato 2023

A ação vinculada a Liga Acadêmica de Produção, Nutrição e Sanidade Animal (LAPANS) foi coordenada pelo professor Niraldo Muniz.

19/07/2023 10:29 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Medicina Veterinária da Unileão esteve participando da Expocrato 2023 com o estágio supervisionado em exposição agropecuária. A ação vinculada a Liga Acadêmica de Produção, Nutrição e Sanidade Animal (LAPANS) foi coordenada pelo professor Niraldo Muniz e realizada entre os dias 10 e 14 de julho. O estágio contou com diversas atividades realizadas pelos estudantes com supervisão do coordenador, onde os alunos acompanharam o dia a dia de profissionais experientes e produtores a fim de conhecer o mercado de trabalho na área.

O estágio teve como um de seus objetivos orientar os alunos sobre a importância do manejo nutricional correto dos animais em todas as fases de desenvolvimento, as exigências nutricionais e a qualidade exigida dos produtos de origem animal. Durante o período, foram realizadas visitas aos currais de bovinos de diferentes raças para observação dos animais no intuito de avaliar as suas características morfológicas, de raça, aptidão, valor de mercado e produção.

“Foram visitados também as baias de ovinos e caprinos no intuito de diferenciarmos e aprendermos sobre as particularidades de cada espécie, como aptidão produtiva, adaptabilidade e o que caracteriza cada uma das raças. Também foram observadas as exposições dos animais de elite de todas as raças presentes como Nelore, Gir, Girolando, Sindy e Pardo Suíço, além da exposição das raças de ovinos e caprinos de elite que compareceram ao evento, no intuito de entender como funciona o julgamento desses animais e quais as características esperadas e observadas em cada um”, explica a aluna do 5º semestre de Medicina Veterinária, Rebeca Dias Gurgel, sobre as atividades desenvolvidas no estágio do qual participou.

O estágio supervisionado promoveu a experiência prática, que é fundamental para o melhor aproveitamento da graduação. Os participantes puderam colocar em ação os conhecimentos adquiridos em sala de aula. As habilidades desenvolvidas no estágio contribuíram com a formação dos alunos, especialmente daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de atuar em um emprego formal.

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.