III Conexão Unileão e Jogos Internos preparam comunidade acadêmica para volta às aulas

Semana de Integração Acadêmica dá boas-vindas a estudantes e apresenta caminhos para impulsionar a vida acadêmica.

04/08/2023 16:33 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto, o Centro Universitário Dr. Leão Sampaio realizou o III Conexão Unileão para dar boas-vindas ao Semestre 2023.2 e apresentar aos estudantes caminhos para impulsionar a vida acadêmica, por meio de palestras, mesas-redondas e oficinas sobre desenvolvimento pessoal e profissional. O evento também reuniu professores e equipes de apoio ao pedagógico.

No primeiro dia, iniciado na manhã da segunda-feira (31), os alunos ouviram a palestra de abertura que os questionava: “Carreira e Profissão: como construir seu caminho?”. Em seguida, participaram de mesas-redondas e oficinas temáticas, que se repetiram no período da noite.

Já na terça-feira (1º), o segundo dia chamou atenção para o tema: “Saúde Mental e Autocuidado”, em duas mesas-redondas realizadas durante a manhã. No mesmo turno, outras três promoveram debates voltados à área da saúde. À noite, os estudantes puderam participar de mais uma mesa-redonda que apresentou a eles um panorama das “Mulheres na Ciência: avanços e desafios da Pesquisa no Cariri”, além de oficinas sobre caminhos profissionais e gestão financeira.

Concluindo a programação, na quarta-feira (2), durante a manhã, foram realizadas oficinas sobre “Educação para a Diversidade” e uma outra voltada ao campo da Estética, promovida em dois turnos, manhã e noite.

Simultaneamente à programação acima, ocorreram no Complexo Esportivo os Jogos Internos nas modalidades: Natação, Futsal, Futebol Society, Voleibol, Voleibol de Areia e Carimba. A entrega da premiação, com troféu e medalhas para as equipes campeãs, aconteceu durante o Happy Hour, que concluiu o evento.

Expectativas para mais um semestre

O objetivo do Conexão Unileão é proporcionar momentos para que os estudantes se sintam bem no ambiente universitário e saibam aproveitar as oportunidades oferecidas para impulsionar a formação profissional e o desenvolvimento de novas habilidades, além de incentivar a troca de experiências em diversas áreas.

A aluna do curso de Fisioterapia, Maria Laís Saraiva, aprovou a ideia. Ela está indo para o último semestre e considera o “Conexão” um momento oportuno tanto para revisar conteúdos quanto para ouvir a experiência profissional dos convidados, o que ajuda a discernir os passos na caminhada pós-universidade.

“A gente consegue dar uma revisada nos conteúdos, se aperfeiçoar e ter noção do que vai querer, a partir das experiências que os professores repassam. Eu acho que deve ter sempre [o Conexão], principalmente quando a gente tá terminando [a faculdade] pra dar aquela reforçada, ter um norte com dicas de como deve começar depois daqui”, considera.

Ana Luísa da Silva Faria, do 4º semestre de Psicologia, compartilha da mesma opinião: “É tipo um aquecimento, um preparatório pra voltar à rotina e mostrar que a faculdade vai muito além de um papel [diploma]. Por exemplo, a oficina ‘Educação para a Diversidade’, lembra que a gente vai trabalhar com seres humanos”.