“Uma das melhores sensações”: Egressa da Unileão é selecionada em programa de mestrado da UFPB

Mariana conta como estudar na Unileão a fez se encontrar no curso de Direito e descobrir caminhos para além da advocacia e da carreira jurídica

15/08/2023 15:17 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Formada em Direito pela Unileão, Mariana Lima de Sousa colou grau em fevereiro deste ano. Quatro meses depois, viu o nome dela na lista dos aprovados no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A seleção aconteceu em três etapas: uma prova escrita, a defesa da proposta de pesquisa e a análise curricular, sendo as duas primeiras eliminatórias e a última classificatória. Mas nenhuma intimidou a egressa, que descobriu afinidades com a docência ainda na faculdade, enquanto preparava o TCC – trabalho de conclusão de curso.

“Mergulhei de cabeça na pesquisa e vi que era realmente aquilo que queria para meu lado profissional e quis expandir ainda mais e me capacitar. Escolhi o mestrado em Direitos Humanos pelo perfil da minha pesquisa. Foi um caminho desafiador, mas tive sempre certeza que era isso que eu queria”, afirma. Quando viu o nome na lista dos aprovados, Mariana experimentou “uma das melhores sensações da vida”. “Me senti muito feliz e tive ainda mais certeza de que é isso que quero para minha vida profissional”, garante.

Na graduação, a estudante decidiu pesquisar sobre as “práticas sutis de violência de gênero”, com foco na pobreza menstrual. Agora, vai expandir a pesquisa para continuar investigando esse impacto na aprendizagem de meninas da Rede Pública de ensino.

As descobertas no caminho

Mariana ingressou no curso de Direito no primeiro semestre de 2018. Natural de Mauriti, ela percorria, todos os dias, quase 75 km para chegar ao campus Lagoa Seca. No início, disse que se sentiu “um pouco perdida” e “não fazia ideia de qual caminho trilhar”, mas a amplitude de campos em que poderia se especializar e desenvolver estudos foi despertando nela uma “paixão pela docência”, graças também ao incentivo das professoras Alyne Leite, responsável por colocá-la “no mundo da pesquisa”, e Danielly Pereira, sua orientadora de TCC, de quem recebeu o norte para produzir uma “pesquisa importante”. As professoras Alyne Andrelyna e Iamara Feitosa foram igualmente acolhedoras e disponíveis para ajudá-la nesse processo de discernimento.

“A Unileão me forneceu uma base muito sólida de conhecimento por meio de ótimos profissionais, estágios e diversas atividades complementares de grande importância”, considera Mariana, que enumera outras oportunidades encontradas na Instituição: “Os profissionais capacitados – que me inspiraram e me ajudaram a descobrir qual caminho acadêmico seguir –  a disponibilidade de projetos, como os de extensão e de pesquisa, a promoção de eventos… É uma instituição que busca sempre seu melhoramento para melhor atender seu aluno”.

Dupla jornada

Após clarificar as ideias, Mariana passou a trabalhar em seu propósito, conciliando os estudos para a seleção do mestrado com o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A dupla jornada exigiu dela constância e equilíbrio de horários. O amparo da família, dos amigos e do namorado foi fundamental para manter a determinação e “fazer a trajetória mais leve”.

Mariana agora se prepara para fazer a matrícula na pós-graduação, já projetando o futuro: “Meu objetivo é o doutorado e iniciar a docência”.