Sob o imperativo “Setembro Amarelo: quem cuida da mente, cuida da vida”, evento chama atenção para cuidado com a saúde mental no contexto universitário.
Proporcionar estratégias que visem o cuidado com a saúde mental e contribuir com o enfrentamento da ansiedade e/ou estresse vivenciado no meio acadêmico. Esse é o objeto de uma roda de conversa que será organizada na próxima quarta-feira, dia 13, das 18h às 19h30, na sala 13, do campus Saúde da Unileão. A atividade é voltada para alunos do sétimo semestre de Enfermagem do turno da noite (também serão convidados alunos do primeiro e segundos semestres do mesmo turno).
As inscrições serão realizadas pelos ligantes da LAESFC, nas salas do primeiro e segundo semestres, nos dias 11 e 12 de setembro. Os estudantes inscritos deverão entregar 1kg de alimento não perecível que será doado ao Albergue Sagrada Família, uma instituição de Longa Permanência para Idosos.
Sob o imperativo “Setembro Amarelo: quem cuida da mente, cuida da vida”, o evento é organizado pela Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Família e Comunidade (LAESFC), motivada pela disciplina de Enfermagem em Saúde do Idoso, e terá como palestrante o professor André Lima, orientador e preceptor do curso de Psicologia da Unileão.
No Brasil, setembro é o mês dedicado a atividades de valorização da vida e de prevenção ao suicídio. A campanha teve início em 2015.
O evento organizado pela LAESFC chama atenção, justamente, para o cuidado com a saúde mental no contexto da universidade, cuja rotina é bastante exigente. A ideia é discutir estratégias que ajudarão a lidar com as exigências e tensões próprias desse período e evitar desgastes emocionais para os estudantes.
André Lima é graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB-2008) e atua como psicólogo clínico na abordagem histórico-cultural. É servidor público no estado de Pernambuco e trabalha como analista em Saúde no Hospital Regional Inácio
de Sá, no município de Salgueiro-PE, desde 2017. É professor universitário, orientador e
supervisor de estágio no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO).
Roda de conversa: “Setembro Amarelo: quem cuida da mente, cuida da vida”
Data: 13 de setembro, das 18h às 19h
Local: Sala 13, campus Saúde
Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.