(88)99216-3040

Unileão realiza cine debate sobre o filme Medida Provisória em alusão ao Mês da Consciência Negra

Evento acontecerá no dia 6 de novembro, às 14h na sala 8 do bloco C do campus Lagoa Seca, sendo aberto a toda comunidade e com certificação de 3h para os participantes.

27/10/2023 16:36 pm - Atualizado em 27/10/2023 17:06 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Para abrir os debates do Mês da Consciência Negra, a Unileão irá realizar, no dia 6 de novembro, um Cine Debate sobre o filme “Medida Provisória”, do diretor Lázaro Ramos. O evento ocorrerá às 14h, na sala 8 do bloco C do campus Lagoa Seca, sendo aberto a toda comunidade acadêmica e ao público externo e com certificação de 3h para os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através deste link.

Inscreva-se aqui no Cine Debate!

Confira mais sobre os debatedores:

Debatedor

Prof. Miguel Melo Ifadireó

Pós-doutorando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC); Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2017); Mestre em Criminologia e Direito Internacional e Europeu pela Universität Hamburgo/ Alemanha (2001); Mestre em Educação Intercultural e Inclusiva pela Universität Hamburgo/ Alemanha (2005); Professor Efetivo do Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (MePESa/ Unileão); e professor do curso de Direito da Unileão.

Debatedora

Stéphanie Matos

Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal de Sergipe; Pós-graduada em Políticas Públicas,  Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade pela Faculdade Ensine; foi da Coordenação de Célula Municipal do Levante Popular da Juventude de Lagarto/Sergipe em 2016; foi co-criadora da Liga Acadêmica de Saúde da População Negra Zefa da Guia em 2018; Participou do Grupo de Estudos sobre Africanidades e Feminismos: Educação e Terapia Ocupacional em 2020. Tem experiência nas áreas de saúde mental e social; e atualmente é gerente do Núcleo de Educação para Promoção da Igualdade Racial de Juazeiro do Norte.

Francyelly da Silva Felix

Psicóloga graduada na Unileão; psicodramatista pelo Instituto de Psicodrama e Máscaras; especialista em Políticas Públicas em Saúde Coletiva pela URCA; especialista em Psicologia Aplicada a Educação pela URCA; psicóloga do quadro efetivo da secretaria de assistência social em Araripe (CE); pesquisadora na área de saúde, políticas públicas, relações étnico-raciais e racismo – Coordenação Estadual da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es)/ANPSINEP.

Mediadora

Janiele Feitosa 

Advogada; mestranda em Ensino em Saúde; vice-presidente da Comissão de Promoção de Igualdade Racial da OAB subsecção Juazeiro do Norte- Ce; e coordenadora Administrativa da Unileão.

Confira a sinopse do filme Medida Provisória

Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Nesse apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país. Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar.  O longa é uma adaptação de “Namíbia, Não!”, peça de Aldri Anunciação que o diretor e ator Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011.

Serviço

Cine Debate – Medida Provisória

Data: 6 de novembro

Horário: 14h

Local: sala 8 do bloco C do campus Lagoa Seca – Unileão


COMPARTILHE: