Professores, estudantes e egressos da Unileão oferecem contribuições valiosas para o avanço da ciência em 2023

Foram inúmeras publicações nacionais, internacionais, entre livros, capítulos de livros e revistas científicas.

29/12/2023 08:00 am - Atualizado em 20/12/2023 09:19 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Para concluir este ano letivo de 2023, a Unileão lista uma série de pesquisas que não apenas marcaram presença no mundo acadêmico, como tiveram potencial de transformar diversas áreas do conhecimento. Professores, alunos e egressos da Instituição dedicaram tempo e esforços para explorar novos horizontes e impulsionar o avanço científico.

Docentes destaques na pesquisa

Do curso de Direito, o professor Francysco Pablo Feitosa Gonçalves escreveu “As origens latino-americanas do controle concentrado de constitucionalidade” aceito e publicado na Revista Direito GVclassificada com o Qualis A1 e considerada de alta relevância no âmbito acadêmico.

Já o coordenador do curso de Educação Física, professor José de Caldas, contribuiu com um capítulo do livro “Perspectivas Teóricas e Metodológicas para Pesquisas em Educação”. A obra reuniu um conjunto de textos produzidos por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O professor Caldas foi autor do capítulo 10, intitulado: “Proposta de atuação na formação de professores de Educação Física por meio da Pesquisa-ação”.

A professora Márcia de Sousa, coordenadora de Pesquisa e Extensão (Copex), e os professores Pedro Adjedan e Cícero Magérbio escreveram “Currículo e identidades: educação, cultura e arqueologia social inclusiva na Fundação Casa Grande em Nova Olinda-CE” publicado na Revista Espaço do Currículo, qualificada no Qualis A3. O estudo buscou promover o conhecimento científico e analisar a arqueologia social inclusiva como ferramenta de formação.

O professor Junior Linhares, do curso de Psicologia, foi autor e coautor de dois capítulos, respectivamente: “Afinal, como aprendemos? Reconhecendo os estilos de aprendizagem e suas influências para a construção do conhecimento”, publicado no livro “Temas em Educação: Olhares Interdisciplinares, Reflexões e Saberes”; e “População em situação de rua em cena: direitos humanos frente ao neoliberalismo”, publicado no livro “Temas Contemporâneos em Psicologia: Ensino, Ciência e Profissão”, fruto de uma orientação de monografia da ex-aluna da Unileão, Isaura Caroline.

O professor Raul Max Lucas da Costa, também do curso de Psicologia, e a professora Emilia Suitberta de Oliveira Trigueiro, do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde, escreveram o artigo: “O empreendedor de si mesmo na sociedade do cansaço: considerações de Jacques Lacan e Byung-Chul Han”, publicado como capítulo 4 do livro “Saúde Mental: desafios, perspectivas e análises pós-isolamento social”.

Destaques internacionais

A docente Amélia Coelho, do curso de Direito, e o discente Emanoel Olival viajaram à Inglaterra para apresentar o estudo intitulado “O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto: Resistência Camponesa e Expropriação no Nordeste do Brasil”, na Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade de Londres (SOAS). O trabalho foi fruto de debates e estudos realizados na disciplina “Introdução ao Estudo do Direito”, vista no primeiro semestre do curso e co-escrito pelos discentes Felipe Ferreira e Mirelly de Souza.

Outro destaque foram os professores Jéferson Lucena e Ivo Pita, da graduação e pós-graduação em Odontologia da Unileão, que conquistaram espaço para publicação do artigo “Are There Differences in Fracture Patterns in Mandibular Ramus Sagittal Osteotomies Between Hunsuck/Epker, Wolford, and Posnick Modifications?”, na renomada revista internacional Journal of Oral and Maxillofacial Surgery (JOMS), da American Association of Oral and Maxillofacial Surgery, uma das melhores revistas do mundo em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. A pesquisa foi considerada pela revista JOMS como publicação de destaque em todo o mundo. O trabalho contou ainda com a participação dos cirurgiões Dr. Tácio Bezerra, Dr. Paulo Goberlânio, Dra. Jamile de Melo e Dra. Giovana Tofoli.

Além disso, docentes e egressos do curso de Enfermagem também publicaram um trabalho conjunto na revista científica da Escola de Saúde Pública do Ceará (Cadernos ESP). Os autores são os professores Andréa Couto Feitosa e Hercules Pereira Coelho, juntamente com os egressos Sara Virgínia Nogueira do Nascimento Gualberto, Francielton de Amorim Marçal, Crisângela Santos de Melo e Janayle Kéllen Duarte de Sales. Intitulado “Abortamento: Vivências e Sentimentos das Mulheres”, o artigo lança luz sobre as experiências emocionais das mulheres diante do processo de abortamento.

Estudantes em ação

Ana Caroline, estudante de Psicologia, teve um artigo publicado na Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia da Unileão. O trabalho recebeu o título: “A psicologia na educação permanente em saúde em interface com a medicina veterinária: relato de experiência”. O estudo destacou a colaboração interdisciplinar entre Psicologia e Medicina Veterinária, ainda considerada inovadora.

Também do curso de Psicologia, Graziely Soares, orientada pelo professor Junior Linhares, escreveu “A práxis freiriana frente ao ensino e aprendizagem de jovens e adultos: um relato de experiência de estágio em psicologia e processos educacionais”. O artigo foi publicado no livro Paulo Freire: diálogos, aproximações e desafios.

Outros estudantes produziram inúmeros trabalhos e resumos para apresentação em eventos organizados ao longo do ano na Unileão, além de professores que viajaram para congressos e também apresentaram pesquisas. Suas contribuições auxiliam para o avanço da ciência e enriquecem o conhecimento humano, impulsionando descobertas inovadoras em diversas áreas do saber.