Projeto arquitetônico do Hospital Veterinário, feito pelo escritório de Arquitetura e Urbanismo Lins Arquitetos Associados, foi indicado ao Mies Crown Hall Americas Prize (MCHAP-Cycle 5) – New Architecture in the Americas.
Mais uma das estruturas da Unileão foi reconhecida internacionalmente por sua arquitetura de referência: dessa vez, o Hospital Veterinário foi indicado ao Mies Crown Hall Americas Prize (MCHAP-Cycle 5) – New Architecture in the Americas, [Prêmio Nova Arquitetura nas Américas, em tradução livre] organizado pelo Illinois Institute of Technology – IIT.
O espaço, que é pioneiro na região do Cariri e referência em todo Brasil, foi construído para o reforço na aprendizagem dos alunos do curso de Medicina Veterinária da Instituição. O espaço conta com salas de aula, salas de atendimento clínico, além de laboratórios de Patologia Clínica, Parasitologia, Microbiologia e Imunologia.
“Trazemos um exemplo de uma arquitetura honesta, produzida no sertão nordestino, adaptada ao clima e ao bioma local, que absorve traços da cultura do lugar e que utiliza materiais e mão de obra da própria região”, afirma o escritório de Arquitetura e Urbanismo Lins Arquitetos Associados, responsável pelo projeto, sobre a conquista.
Essa não é a primeira vez que as estruturas de práticas da Unileão são indicadas para premiações. A Academia-Escola da Instituição, também assinada pelo escritório Lins Arquitetos Associados, já foi selecionada para representar o Brasil na 3ª edição do Prêmio Oscar Niemeyer, iniciativa da Rede Bienal de Arquitetura da América Latina (REDBAAL), em 2020. Também em 2020, o projeto arquitetônico da Academia-Escola foi premiado na 7ª edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel.
O Mies Crown Hall Americas Prize, realizado pela Faculdade de Arquitetura do Illinois Institute of Technology, nos Estados Unidos, busca celebrar a excelência demonstrada em projetos arquitetônicos do século 21 nas Américas.
Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.