Voltado para profissionais e estudantes da área de Enfermagem, o objetivo do evento é apresentar e discutir a “Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente” a partir de temas diversificados e atualizados. Além disso, contará com a presença de profissionais renomados da região, garantindo aos participantes uma experiência única e enriquecedora.
Inscreva-se e garanta o seu lugar!
Entre os destaques da programação, está a palestra de abertura, com o tema: “Transporte aeromédico do recém-nascido de alto risco”, ministrada por Sandy Nogueira, graduada pela Universidade Regional do Cariri (URCA), especialista em Pediatria e Neonatologia; uma variedades de oficinas e o lançamento do livro “Interfaces da Formação em Enfermagem: da Teoria à Prática na Atenção Básica à Saúde”, organizado pelos professores João Paulo Xavier e Aline Morais Venancio de Alencar, juntamente com os alunos da turma 120 e 323 do curso de Enfermagem da Unileão.
Apresentação de trabalhos acadêmicos
Estudantes de Enfermagem da Unileão inscritos no evento poderão ainda compartilhar resumos científicos (simples ou expandidos) nos seguintes formatos:
- pesquisas concluídas;
- estudos de caso;
- trabalhos de iniciação científica (com resultados);
- projetos de extensão (com resultados);
- revisões sistemáticas, integrativas ou narrativas; e
- relatos de experiência (temática livre).
O prazo para submissão vai até às 23h59min do dia 22 de abril. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do congresso podendo receber Menção Honrosa ao final do evento.
Veja as informações detalhadas acessando o edital!
Baixe os modelos de apresentação!
Apresentação poster digital
Apresentação oral
Confira a programação completa
15 de maio (quarta-feira)
8h às 17h – Credenciamento
18h30 – Abertura Oficial
19h30 – Palestra de abertura: Transporte aeromédico do recém-nascido de alto risco
Palestrante: Sandy Nogueira, graduada pela Universidade Regional do Cariri (URCA), especialista em Pediatria e Neonatologia; CFOSM – 2023; Operadora de Suporte Médico (CIOPAER/CE), enfermeira intervencionista (SAMU 192 CE), enfermeira emergencista do Hospital Infantil Municipal de Juazeiro do Norte ( 2018 – 2023).
16 de maio (quinta-feira)
8h – Oficinas
Oficina 1: Avaliação e manejo inicial em amamentação
Mediadora: Profa. Simone Soares Damasceno, enfermeira, mestre em Enfermagem na linha de pesquisa Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Cariri (URCA).
Oficina 2: Brinquedoteca: espaço lúdico de humanização para o desenvolvimento infantil
Mediadora: Profa. Ariadne Gomes Patrício (Unileão)
Oficina 3: Procedimentos especiais em unidade de terapia intensiva neonatal e pediátrica.
Mediadora: Profa. Ana Erica de Oliveira Brito Siqueira (Unileão)
Oficina 4: Assistência de enfermagem ao paciente oncológico pediátrico: cuidados e manutenção do porta cath
Mediador: Prof. Ricardo Silva
Oficina 5: Utilização de PICC e cateterismo umbilical nas unidades neonatais
Mediador: Profa. Yarla Duarte, enfermeira graduada pela Universidade Regional do Cariri e especialista em Pediatria e Neonatologia (São Camilo Educação); curso em Inserção e Manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica ( PICC); enfermeira assistencialista em Unidade Semi-Intensiva Neonatal no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo.
Oficina 6: Assistência de enfermagem no suporte avançado de vida em pediatria: manejo intra-hospitalar
Mediador: Prof. Allif Ramon
Currículo: enfermeiro graduado pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão); especialista em Saúde da Criança e do Adolescente na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde (LABCMI – SESAB/BA); e em Unidade de Terapia Intensiva (Faculdade Dom Alberto); pós-graduando de MBA em Gestão e Saúde.
14h – Apresentação de trabalhos.
19h – Mesa-redonda: Perspectivas e desafios no atendimento à criança com TEA.
Convidados:
Joseph Dimas de Oliveira, enfermeiro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), mestre pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutor Enfermagem Escola Anna Nery/UFRJ; brinquedista e LEGO terapeuta e certificado nas escala RITA-T e escala LABIRINTO.
Adalberto Cruz Sampaio, médico graduado pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte– CE; pós-graduação em Neuropediatria pela IPMED; membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI) com Foco de atuação em alterações do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Transtorno de Desenvolvimento Intelectual e Transtorno Específico de Aprendizagem; Síndromes epilépticas na infância.
Gardênia Bitu Bezerra, terapeuta ocupacional habilitada em Integração Sensorial; Conceito Neuroevolutivo Bobath e especialista em Desenvolvimento Infantil.
Mediadora: Profa. Ana Erica de Oliveira Brito Siqueira (Unileão)
17 de maio (sexta-feira)
8h – Abertura do evento
8h15 – Lançamento livro: “Interfaces da Formação em Enfermagem: da Teoria à Prática na Atenção Básica à Saúde”
Autores: Aline Morais Venancio e João Paulo Xavier Silva (Unileão)
Mediadora: profa. Maryldes Lucena Bezerra de Oliveira
10h – Mesa-redonda: Geração dopamina
Tema 1: Principais problemas de saúde mental na adolescência: avaliação e acompanhamento psicossocial
Convidada: Kely Vanessa Leite Gomes da Silva, graduação em Direito e em Enfermagem com mestrado (UECE) e doutorado (UFC) em Enfermagem; docente do curso Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA)
Tema 2: Telas e jogos eletrônicos na infância e na adolescência: alterações comportamentais
Convidada: Claúdia Couto, psicóloga
Tema 3: Autolesão não-suicida na adolescência: fatores de risco e intervenções em saúde
Convidada: Solange Oliveira Ferreira, assistente social
Mediadora: professora Katia Monaisa
14h – Palestra: Punção intraóssea no paciente pediátrico
Palestrante: Hiago Feitosa, enfermeiro, mestre em Enfermagem; especialista em Urgência e Emergência; enfermeiro intensivista em uma UTI adulto; enfermeiro do Núcleo de Educação em Urgências do SAMU 192 Ceará; atuação com ênfase nas áreas de urgência e emergência pré e intra-hospitalar; Unidade de Terapia Intensiva; simulação clínica; paciente crítico e segurança do paciente.
15h – Premiação dos trabalhos e encerramento