“Efeitos ‘não físicos’ do exercício físico” é resultado dos esforços de Wálysson Monteiro, Victor Hugo Soares, com colaboração de Helaine de Lima e orientação da professora orientadora Alana de Lima.
Estudantes do curso de Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) alcançaram uma importante conquista ao terem um estudo publicado no livro “Ciências da Saúde: Pesquisas e Práticas Multidisciplinares”, volume 5. O capítulo 14, intitulado “Efeitos ‘não físicos’ do exercício físico”, é resultado dos esforços de Wálysson Monteiro e Victor Hugo Soares, com colaboração de Helaine de Lima e orientação da professora Francisca Alana de Lima.
Monteiro compartilha como surgiu a ideia para a produção do artigo: “A ideia da realização e submissão desse artigo veio do questionamento do quanto o exercício físico pode ultrapassar as barreiras do físico para o meio psicossocial do ser humano, e como ele pode afetar nossas relações, a maneira como nos conhecemos e nos descobrimos enquanto indivíduos da sociedade contemporânea”, destaca. No entanto, a motivação para a publicação partiu da professora Alana. “A professora Alana nos fez refletir sobre o tema e, por nosso interesse, nos ofereceu a chance de realizar o estudo e, com seu auxílio e supervisão, promover a publicação”, disse.
Sobre a importância do estudo, ele afirma que consistiu em entender como a prática do exercício físico traz autonomia, bem-estar e pode moldar a forma como cada pessoa se enxerga. “A saber, isso pode ser um fator decisivo no tratamento de patologias mentais, baixa autoestima e auxiliar na integração social, promovendo boas interações e relações com demais indivíduos”, afirma.
Nesse ínterim, Monteiro destaca que essa conquista parte do princípio de poder compartilhar com outras pessoas, dentro e fora do meio acadêmico, as ideias e discussões sobre os temas estudados. “Além disso, é uma oportunidade para aprender mais sobre esses assuntos e ter a oportunidade de levar estas discussões adiante, além de, claro, a visibilidade proporcionada pela publicação que ficará eternizada na obra”, aponta.
Em conclusão, Monteiro afirma que a Unileão foi de extrema importância durante o desenvolvimento do estudo, proporcionando espaços propícios ao estudo e uma gama de incentivos para a prática de publicações. “Em relação aos professores, principalmente a nossa querida orientadora durante o estudo, Alana, sempre apoiaram e se disponibilizaram para ajudar durante o desenvolvimento da pesquisa, incentivam as publicações e geram um networking importantíssimo. Podemos afirmar com certeza que, sem a ajuda da professora Alana, a realização desse trabalho não seria possível”, finaliza.
Da esquerda para a direita: Wálysson Monteiro, Profª. Alana de Lima, Helaine de Lima e Victor Hugo Soares.
Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.