Estudantes de Educação Física da Unileão publicam capítulo em livro sobre Ciências da Saúde

“Efeitos ‘não físicos’ do exercício físico” é resultado dos esforços de Wálysson Monteiro, Victor Hugo Soares, com colaboração de Helaine de Lima e orientação da professora orientadora Alana de Lima.

03/05/2024 13:05 pm - Atualizado em 03/05/2024 13:13 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Estudantes do curso de Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) alcançaram uma importante conquista ao terem um estudo publicado no livro “Ciências da Saúde: Pesquisas e Práticas Multidisciplinares”, volume 5. O capítulo 14, intitulado “Efeitos ‘não físicos’ do exercício físico”, é resultado dos esforços de Wálysson Monteiro e Victor Hugo Soares, com colaboração de Helaine de Lima e orientação da professora Francisca Alana de Lima.

Confira a publicação aqui!

Processo de produção e publicação do artigo

Monteiro compartilha como surgiu a ideia para a produção do artigo: “A ideia da realização e submissão desse artigo veio do questionamento do quanto o exercício físico pode ultrapassar as barreiras do físico para o meio psicossocial do ser humano, e como ele pode afetar nossas relações, a maneira como nos conhecemos e nos descobrimos enquanto indivíduos da sociedade contemporânea”, destaca. No entanto, a motivação para a publicação partiu da professora Alana. “A professora Alana nos fez refletir sobre o tema e, por nosso interesse, nos ofereceu a chance de realizar o estudo e, com seu auxílio e supervisão, promover a publicação”, disse.

Sobre a importância do estudo, ele afirma que consistiu em entender como a prática do exercício físico traz autonomia, bem-estar e pode moldar a forma como cada pessoa se enxerga. “A saber, isso pode ser um fator decisivo no tratamento de patologias mentais, baixa autoestima e auxiliar na integração social, promovendo boas interações e relações com demais indivíduos”, afirma.

Nesse ínterim, Monteiro destaca que essa conquista parte do princípio de poder compartilhar com outras pessoas, dentro e fora do meio acadêmico, as ideias e discussões sobre os temas estudados. “Além disso, é uma oportunidade para aprender mais sobre esses assuntos e ter a oportunidade de levar estas discussões adiante, além de, claro, a visibilidade proporcionada pela publicação que ficará eternizada na obra”, aponta.

Apoio dos professores e auxílio da Unileão

Em conclusão, Monteiro afirma que a Unileão foi de extrema importância durante o desenvolvimento do estudo, proporcionando espaços propícios ao estudo e uma gama de incentivos para a prática de publicações. “Em relação aos professores, principalmente a nossa querida orientadora durante o estudo, Alana, sempre apoiaram e se disponibilizaram para ajudar durante o desenvolvimento da pesquisa, incentivam as publicações e geram um networking importantíssimo. Podemos afirmar com certeza que, sem a ajuda da professora Alana, a realização desse trabalho não seria possível”, finaliza.

Conheça os autores:

Da esquerda para a direita: Wálysson Monteiro, Profª. Alana de Lima, Helaine de Lima e Victor Hugo Soares.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.