Em parceria com o Instituto ELA, nos dias 27 a 31 de maio, será montado um estande nos campi Lagoa Seca e Saúde para a arrecadação de doações de absorventes.
A menstruação é um fenômeno biológico e natural na vida das mulheres em todo o mundo, no entanto, muitas delas não têm acesso a itens básicos de higiene menstrual. Diante desse contexto, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) está promovendo a campanha “Mutirão Adote um Ciclo”, um projeto do Instituto ELA – Educadoras do Brasil, que tem como objetivo promover a dignidade menstrual e apoiar meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade. Nesse ínterim, em parceria com o Instituto ELA, nos dias 27 a 31 de maio, será montado um estande nos campi Lagoa Seca e Saúde para a arrecadação de doações de absorventes, além da realização de mesa-redonda e palestra.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a falta de conhecimento, insumos ou infraestrutura necessários para vivenciar a menstruação de modo digno é chamada de “pobreza menstrual”. Pensando no combate a este problema, o período escolhido para a campanha faz alusão ao Dia da Dignidade Menstrual em 28 de maio. E todos os absorventes doados serão entregues às instituições que apoiam pessoas que menstruam e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Vale ressaltar: a arrecadação de absorventes ocorre de forma contínua ao longo de todo o ano, nas caixas localizadas nas entradas dos campi da Unileão.
Tenda de sensibilização sobre o projeto e ponto de arrecadação de absorventes.
Local: Campus Lagoa Seca
Horário: 9h às 11h
Mesa Redonda: Abordagem multidisciplinar da Endometriose
Local: Auditório bloco E – Campus Lagoa Seca
Horário: 19h
Mediadora: Profª. Carolina Macedo. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher. Atualmente é docente e supervisor de estágio no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio na área de Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem.
Participantes: Dominique Milfont, Viviane Oliveira, Pedro Flor e Dra. Carla Janieire Figueiredo.
Tenda de sensibilização sobre o projeto, ponto de arrecadação e dinâmicas promovidas pela Liga Acadêmica em Saúde da Mulher e da Criança (LAESMC) do curso de Enfermagem.
Local: Campus Saúde
Turno: Manhã
Palestra: Abordagem à saúde da mulher com ênfase no ciclo menstrual.
Horário: 19h
Local: Sala 16 – Campus Saúde
Obs: Realizar a entrega de um pacote de absorvente durante o credenciamento.
Palestrante: Dra. Cícera Luana Cruz Tavares. Médica, graduada pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, residente do terceiro ano em Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Cariri.
A Unileão desenvolve diversas ações voltadas para a população feminina da região do Cariri e regiões circunvizinhas, como eventos, campanhas e atendimentos, através de seus cursos. Ligas Acadêmicas, como a Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher e da Criança (LAESMC) e a Liga Acadêmica em Uroginecologia e Obstetrícia (LAUGO), promovem eventos de conscientização sobre questões importantes da saúde da mulher, além de oferecerem atendimentos a esse público.
Além disso, nas Clínicas-Escola da Instituição, são realizados atendimentos especializados de qualidade, com valores acessíveis ou gratuitos, à população feminina. No Laboratório-Escola da Unileão, por exemplo, é feito o Papanicolau, conhecido popularmente como exame de prevenção.
Contudo, as ações também ocorrem de forma anual, com o apoio às campanhas de saúde voltadas para mulheres, como o Março Amarelo e Lilás, Agosto Dourado, Outubro Rosa, entre outras.
Em 2023, a instituição recebeu o Selo de Responsabilidade Social Feminina, concedido pelo Instituto ELA – Educadoras do Brasil. Em suma, a honraria busca apoiar e incentivar instituições no desenvolvimento de projetos e ações que favoreçam as mulheres em situação de vulnerabilidade social, profissional e emocional no Brasil.