Unileão celebra o Dia Internacional da Enfermagem e presta homenagem à dedicação e ao cuidado humanizado

Nesta data, a Unileão se une à homenagem, reconhecendo e agradecendo a todos os enfermeiros pelo seu compromisso e dedicação à saúde e ao bem-estar da humanidade.

12/05/2024 08:00 am - Atualizado em 22/04/2024 07:32 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

No dia 12 de maio, o mundo celebra o Dia Internacional da Enfermagem, data que é uma homenagem ao aniversário da pioneira da Enfermagem Moderna, Florence Nightingale, período no qual também são celebradas as contribuições da profissão para a saúde e bem-estar da sociedade. A Enfermagem desempenha um papel crucial, indo muito além da assistência direta ao paciente, incluindo atividades de pesquisa, educação e gestão em saúde.

Nesse ínterim, os(as) enfermeiros(as) são fundamentais em todos os níveis de atenção à saúde, desempenhando um papel vital na promoção, prevenção, tratamento e reabilitação. Por isso, nesta data, a Unileão se une à homenagem, reconhecendo e agradecendo a todos(as) os(as) enfermeiros(as) pelo seu compromisso e dedicação à saúde e ao bem-estar da humanidade.

“É um dia especial para promovermos o reconhecimento e a valorização profissional”

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Unileão, professora Maryldes Lucena, nesta data comemorativa, a Enfermagem tem uma série de conquistas para comemorar. “Isso inclui o reconhecimento da Enfermagem como uma profissão essencial no cuidado de saúde e avanços na formação e qualificação profissional. Além disso, nas contribuições significativas para a melhoria da saúde pública, desenvolvimento de protocolos e práticas baseados em evidência para o cuidado aos pacientes, atuação na defesa dos direitos dos pacientes e a participação ativa em equipes multidisciplinares, promovendo uma assistência de qualidade. Ou seja, é um dia especial para promovermos o reconhecimento e a valorização profissional”, enfatiza.

Para ela, a experiência em coordenar esse curso – tão importante para a sociedade – é enriquecedora e desafiadora. “É uma função que envolve atividades de gestão, supervisão e acompanhamento do desempenho acadêmico dos alunos.  Isso visa atingir os princípios da formação para o exercício do cuidado de Enfermagem qualificado, considerando a ética e os valores profissionais, valorizando a formação como momento de preparo para o enfrentamento dos desafios emergentes na área da saúde”, explica.

Confira a mensagem da professora Maryldes para os estudantes e profissionais:

“Inegavelmente, cada pessoa que escolhe a Enfermagem como profissão tem o poder de influenciar positivamente a saúde e o bem-estar dos indivíduos, das famílias e das coletividades, durante o exercício profissional. Por isso, devemos lembrar da importância do cuidado centrado no paciente e da responsabilidade de sermos defensores do Sistema Único de Saúde. Mantenham-se dedicados e apaixonados pelo que fazem, pois a Enfermagem é uma das profissões mais gratificantes e impactantes que existem.”

VIII Congresso Caririense de Enfermagem e 19ª Semana de Enfermagem

Nos dias 15, 16 e 17 de maio, a Unileão realizará o VIII Congresso Caririense de Enfermagem e a 19ª Semana de Enfermagem. Nesta edição, o evento tem como tema: “Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente”, e é voltado para estudantes e profissionais da área. Para realizar a inscrição, acesse este link.

Graduação em Enfermagem é na Unileão!

O curso de Enfermagem da Unileão se dedica à preparação ética, técnica e intelectual de enfermeiros há 18 anos. Com formação humanística e completa, os graduados em Enfermagem pela Instituição ingressam no mercado de trabalho com sólida base teórica e prática.

Além disso, o curso dispõe de laboratórios modernos e vasto campo de estágio, onde os acadêmicos realizam atividades relacionadas às diversas áreas clínicas. A saber, a carga horária prática ofertada na graduação de Enfermagem da Unileão é muito superior ao mínimo exigido pelo MEC, o que torna os profissionais formados pela Instituição mais habilidosos e com técnica apurada.

A Unileão conta, ainda, com um corpo docente qualificado em titulação e atuação profissional, campos de estágio em várias unidades de saúde da região, além de uma estrutura moderna e constantemente atualizada.

Veja mais sobre o curso!

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.