Unileão se destaca com trabalhos aprovados em encontro inédito de estudos afro-latino-americanos de Harvard, que será realizado na USP

A Terceira Conferência Continental sobre Estudos Afro-Latino-Americanos (ALARI) acontecerá de 10 a 12 de julho na Universidade de São Paulo (USP).

21/05/2024 08:51 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) tem se destacado na área da pesquisa científica. Desta vez, a Instituição marcará presença na Terceira Conferência Continental sobre Estudos Afro-Latino-Americanos (ALARI), que ocorrerá de 10 a 12 de julho na Universidade de São Paulo (USP). O encontro é organizado pelo Instituto de Pesquisa Afro-Latino-Americana da Universidade de Harvard, nos EUA, e realizado pela primeira vez na América do Sul.

Em síntese, o encontro busca incentivar o campo acadêmico de estudos afro-latino-americanos, reunindo professores, estudantes, pesquisadores, ativistas, artistas e formuladores de políticas públicas que trabalham com comunidades afrodescendentes na América Latina.

Os pesquisadores interessados em realizar apresentações puderam se inscrever em trabalhos individuais, painéis ou demais formatos, entre 16 temas variados. A Unileão teve quatro trabalhos aprovados, destacando a pesquisa científica produzida na Instituição. Confira abaixo:

“Criminologia preta e pan-africanismo e suas interfaces com a saúde integral da população negra no brasil”

Autores: Miguel Melo Ifadireó (Unileão/UPE) e Henrique Cunha Junior (PPGE/UFC).

“Sofrimento ético, político e antropológico e o atendimento psicológico com pessoas pretas: um relato de experiência”

Autoras: Gislânia Ferreira (estudante de Psicologia) e Moema Alves (professora da Unileão).

“Educação em saúde na perspectiva da promoção da autonomia da população negra”

Autoras: Izabelly Oliveira (GPDCS/Unileão) e Luana Paulino de Lírio (MePESa).

“Conexão de conhecimentos, saberes e personalidades: um olhar sobre as relações socioemocionais no primeiro ano de extensão curricular”

Autores: Janiele Feitosa (MePESa) e Junior Linhares (professor da Unileão).

Segundo a Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) da Unileão, o desenvolvimento e a disseminação do conhecimento científico são, sem dúvida, fundamentais para a diminuição das desigualdades e crescimento social do país. Nesse ínterim, investir em pesquisa científica e tecnológica é contribuir diretamente com tudo isso.

“Para Unileão, além de fundamental, é muito gratificante ter vários pesquisadores – professores e alunos – apresentando suas pesquisas na Terceira Conferência Continental sobre Estudos Afro-Latino-Americanos, pois solidifica o nosso compromisso de transformar vidas a partir da valorização da ciência, da construção do conhecimento e da educação, como também ressalta a nossa responsabilidade social de discutir e de pesquisar temáticas relacionadas às questões afro-latina-americanas”, ressalta a COPEX.