Congresso de Enfermagem é concluído com recorde em publicação de trabalhos científicos

Edição deste ano reúne nos anais 159 trabalhos, um recorde para o curso.

23/05/2024 14:47 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O VIII Congresso Caririense de Enfermagem e a 19ª Semana de Enfermagem, realizados nos dias 15, 16 e 17 de maio, no campus Saúde da Unileão, foi concluído com 159 trabalhos publicados em anais, um recorde para o curso.

“Foi evidente o engajamento dos congressistas durante as apresentações, as atividades práticas e as perguntas feitas após as palestras e mesas-redondas. Esse interesse é fundamental para a construção do conhecimento, aprimoramento e atualização profissional”, ressalta a professora Katia Monaisa, uma das integrantes da comissão organizadora. Ela destaca ainda o envolvimento dos alunos, especialmente aqueles que participam de ligas acadêmicas e projetos de extensão, como um dos pontos de maior relevância do evento.

Segundo o estudante Ihago de Alencar, que conquistou o primeiro lugar na categoria “Resumo Expandido”, o Congresso proporcionou uma oportunidade de ir além do senso comum que muitas vezes limita a Enfermagem à “arte do cuidado”. Ele pontua que a área também é um campo científico e produtor de conhecimento.

“Quando apresentamos a fase científica da Enfermagem, através da produção, submissão e apresentação de trabalhos, por exemplo, bem como atualizações por meio de oficinas, palestras e mesas redondas, a gente evidencia a importância que a Enfermagem tem nesse cunho científico para além dessa imagem de ‘arte do cuidado’ que a sociedade nos vê, e apresenta essa Enfermagem pautada em evidências, que traça metas. Então, quando a gente se mostra enquanto cientistas, produtores, pesquisadores, nós mostramos mais uma maneira de valorizar a Enfermagem”, afirma.

Os trabalhos apresentados podem ser acessados neste link.

Explorando caminhos e inovações na Enfermagem

Reunindo profissionais e estudantes da área, o VIII Congresso Caririense de Enfermagem e a 19ª Semana de Enfermagem abordaram o tema “Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente”, com palestras, mesas-redondas e oficinas ministradas por profissionais renomados da região.

O professor Hércules Pereira Coelho, membro de uma das comissões do evento, ressalta que, além de destacar o curso de Enfermagem e apresentar aos futuros enfermeiros as diversas possibilidades de atuação na área, o Congresso favorece o crescimento profissional da região, especialmente quando contribui para uma compreensão mais aprofundada das temáticas debatidas. Ele exemplifica isso mencionando a participação de profissionais da equipe interdisciplinar de saúde, como médicos e terapeutas ocupacionais, além de mães atípicas. Essa diversidade enriqueceu os debates, que abrangeram desde o Transtorno do Espectro Autista (TEA) até o uso excessivo de telas e outros temas atuais do universo infanto-juvenil.

“Como enfermeiros, vivenciamos essas questões no nosso dia a dia e precisamos desse conhecimento para orientar nossa atuação profissional”, pontua o professor.

Lançamento

O Congresso também foi ocasião para o lançamento do livro “Interfaces da Formação em Enfermagem: da Teoria à Prática na Atenção Básica à Saúde”, organizado pelos professores Aline Venâncio e João Paulo Xavier, em colaboração com os alunos das turmas 120 e 323 do curso de Enfermagem da Unileão. O livro aborda diversos temas, incluindo o desmonte e a desvalorização do SUS, novos aspectos familiares, formações familiares contemporâneas e saúde da pessoa trans. Além de ser uma novidade, a obra é reconhecida por sua qualidade e está disponível na Biblioteca do campus Saúde.

Confira alguns registros feitos durante o Congresso!

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.