Grupo de Estudos Pesquisa Avançada em Enfermagem da Unileão publica artigo em revista científica da UERJ

Artigo foi publicado na edição anual da Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, ligada à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Unirio), uma das instituições mais renomadas do país. Saiba mais.

03/06/2024 11:12 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Grupo de Estudos Pesquisa Avançada em Enfermagem (GE-PAE), do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), conduziu uma revisão integrativa para identificar os principais cuidados de enfermagem frente a doença de Crohn, uma doença inflamatória que afeta principalmente o intestino delgado, o intestino grosso ou ambos.

O estudo foi publicado na edição anual da Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, ligada à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Unirio), uma das instituições mais renomadas do país. Os autores são a egressa Alice Nascimento, o discente José Nacélio da Silva Ferreira e os professores Andréa Couto Feitosa, Ana Maria Machado Borges e Hercules Pereira Coelho, em colaboração com a enfermeira Janayle Kéllen Duarte de Sales.

Leia o artigo na íntegra clicando aqui: Cuidados de enfermagem ao usuário diagnosticado com doença de crohn: uma revisão integrativa

“A pesquisa ressalta a necessidade de uma abordagem individualizada, o uso da telessaúde como recurso complementar e o papel essencial dos enfermeiros no suporte aos pacientes. Esses achados reforçam a importância da constante atualização e adaptação dos profissionais de enfermagem para atender às necessidades específicas dos usuários com essa condição crônica”, afirma o professor Hercules Pereira Coelho, orientador da pesquisa.

Conheça os autores!

Enfermagem Unileão

Da esquerda para a direita: profa. Andrea Couto Feitosa, Janayle Kéllen (enfermeira), profa. Ana Maria Machado Borges, José Nacélio (aluno), prof. Hércules Pereira Coelho, Alice Nascimento (egressa).

Para saber mais

O estudo foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos Pesquisa Avançada em Enfermagem (GE-PAE), uma iniciativa conjunta dos professores Hercules Pereira Coelho e Andréa Couto Feitosa, em parceria com a professora Kátia Monaisa Figueiredo Medeiros e a coordenadora adjunta do curso de Enfermagem, professora Maryldes Lucena Bezerra de Oliveira.

O GE-PAE oferece inúmeros benefícios aos estudantes, principalmente no desenvolvimento técnico-científico. A participação no grupo favorece o estudo, capacitação e a publicação de artigos científicos, livros e resumos. Essa experiência pode motivar os participantes a se envolverem em eventos científicos, enriquecendo ainda mais seu percurso acadêmico. Além disso, os artigos publicados podem desempenhar um papel significativo em processos seletivos, proporcionando uma vantagem valiosa em provas de títulos para residências, seleções e/ou pós-graduações Lato sensu e Stricto sensu.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.