Solidariedade em cada gota: Junho Vermelho promove conscientização sobre a doação de sangue

Além dos humanos, pets também podem doar sangue; saiba mais!

03/06/2024 08:00 am - Atualizado em 29/05/2024 07:47 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Além dos festejos juninos, o mês de junho também promove uma conscientização sobre o ato de altruísmo que pode salvar vidas: a doação de sangue. Nesse ínterim, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) apoia a campanha Junho Vermelho e ressalta a importância desse ato tão nobre.

Durante todo o mês de junho, diversas instituições e bancos de sangue promovem eventos e atividades para engajar a população, esclarecer dúvidas e desmistificar a doação de sangue. A meta é aumentar o número de doadores regulares e garantir que os hospitais tenham o suprimento necessário para emergências e tratamentos contínuos.

Doação de sangue: um ato de cidadania

Segundo a professora Ana Maria Borges, do curso de Enfermagem da Unileão, a doação de sangue deve fazer parte do ato de cidadania de cada indivíduo. “Os bancos de sangue, apesar dos avanços nas técnicas que substituem a transfusão heteróloga utilizando a transfusão autóloga (com o sangue do próprio paciente), ainda precisam do ato da doação para manter a quantidade de sangue necessária para os casos em que não é possível a substituição”, disse. Ela afirmou ainda que cada pessoa deve ter consciência da importância dessa ação.

Para ser um doador de sangue, a professora afirma que é necessário estar em boas condições de saúde, estar descansado(a) e alimentado(a), ter idade entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Além disso, é obrigatório apresentar um documento de identificação com foto. Mas, para pessoas com menos de 18 anos, é preciso apresentar um termo de consentimento assinado pelos pais ou pelo responsável legal, que pode ser encontrado no site do Hemoce.

Ademais, ao longo do ano homens e mulheres podem fazer mais de uma doação de sangue, não se limitando a apenas uma. A docente explica que os homens podem doar até quatro vezes no ano e as mulheres até três vezes.

Hemoce na Unileão

No Cariri cearense, as iniciativas se multiplicam com o apoio de instituições como a Unileão, que se mobiliza para incentivar a comunidade acadêmica e local a participar ativamente dessa campanha. No mês de abril, a Unileão, em parceria com o Hemoce, realizou uma campanha de doação de sangue no Campus Lagoa Seca da Instituição.

Na oportunidade, a estudante Monyke Correia participou e fez sua doação. Ao concluir, ela deu um depoimento à equipe de Mídias Sociais da Unileão. “Eu acabei de fazer minha doação de sangue e, com essa, é a quinta doação que eu faço. É muito importante que a Unileão disponibilize esse espaço para a gente fazer a doação, para que as pessoas conheçam mais sobre a importância desse ato”, afirmou.

Para mais informações sobre a realização da doação de sangue, visite o portal do Hemoce.

Pets também podem doar sangue

Tanto cães quanto gatos também podem fazer parte dessa corrente de solidariedade e doar para outros que estejam necessitados. A professora Juliana Almeida, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unileão, afirma que o ato é indicado para cães e gatos que sofrem de anemia severa.

Para realizar a doação, os pets precisam estar saudáveis e dentro dos pré-requisitos elencados pela professora: “os cães devem ter o peso mínimo de 25 kg, idade entre 1 e 8 anos, serem vacinados, vermifugados, com exames hematológicos dentro da normalidade, e negativos para doenças infecciosas, como leishmaniose e hemoparasitoses. Já os gatos devem ter o peso mínimo de 4,5 kg, idade entre 1 e 7 anos, serem vacinados, vermifugados, com exames hematológicos dentro da normalidade, e negativos para doenças infecciosas e retroviroses FIV e FELV”, explica.

O Hospital Veterinário da Unileão realiza a transfusão de sangue tanto para cães quanto para gatos. A professora afirma que, para isso, é necessário apenas que os tutores levem os doadores. Ainda segundo a professora, no mês de junho, o grupo de estudos OncoFel estará realizando campanhas de conscientização nas dependências do Hovet e nas redes sociais sobre a importância de pets doadores na Medicina Veterinária.