Docente da Unileão tem artigo publicado em periódico internacional de alta relevância

O artigo foi realizado pelo professor Aracélio Viana, em parceria com o professor Dr. João Calixto, da Universidade Regional do Cariri (URCA).

13/06/2024 10:21 am - Atualizado em 14/06/2024 11:04 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O professor Aracélio Viana, do corpo docente da Unileão, teve o artigo “Diversity, structure, and carbon sequestration potential of the woody flora of urban squares in the Brazilian semiarid region” (em tradução livre: “Diversidade, estrutura e potencial de sequestro de carbono da flora lenhosa de praças urbanas do semiárido brasileiro”) publicado no periódico internacional Trees, forests and people, da editora Elsevier. O estudo foi realizado em parceria com o professor Dr. João Calixto, da Universidade Regional do Cariri (URCA).

O estudo analisou as praças urbanas como elementos importantes para a mitigação das mudanças climáticas e do aquecimento global, destacando a importância desses espaços para a biodiversidade local e a sustentabilidade nas cidades. Seis praças em três municípios conurbados (Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte) foram selecionadas para o estudo. Os resultados evidenciam a importância fundamental da flora urbana, identificando essas áreas como aliadas cruciais na captura e armazenamento de carbono, bem como na redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

A ideia para produzir o artigo surgiu a partir da dissertação de mestrado da aluna Amanda Lisboa, do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Recursos Naturais (PPGDR/URCA). “O projeto que originou o artigo buscou responder perguntas relacionadas à flora das praças da região do Cariri, desde o reconhecimento da diversidade arbórea até o potencial dessa vegetação urbana no sequestro de carbono”, explica o professor.

Confira o artigo aqui!

Periódico de alta relevância

Segundo dados do site oficial, Elsevier é uma editora científica de destaque, cujos periódicos de alta relevância publicam cerca de 630 mil artigos por ano. Isso representa 17% dos artigos e 28% das citações no mundo todo, refletindo a qualidade do trabalho que é publicado.

“A publicação no referido periódico representa o reconhecimento de um excelente trabalho realizado pelo Laboratório de Estudos da Flora Regional do Cariri (LEFLORE/URCA), coordenado pelo professor adjunto do PPGDR/URCA, Dr. João Calixto, em parceria com a Unileão por meio da minha pessoa; visto que a revista publica as principais pesquisas voltadas às Ciências Naturais e Sociais relacionadas a árvores e florestas em qualquer ambiente, desde árvores encontradas em paisagens urbanas ou plantações florestais e paisagens que lidam com questões ecológicas, sociais, econômicas e políticas”, disse o professor Aracélio.

O professor destaca ainda que a submissão de artigos científicos em periódicos de alta relevância, nacionais ou internacionais, facilita o acesso ao conhecimento para estudantes, professores e o público em geral. “Isso facilita o acesso ao conhecimento gerado dentro da universidade e, no caso do artigo em questão, promove novas discussões sobre a importância da preservação das áreas verdes urbanas, contribuindo para a redução da taxa de carbono na atmosfera e para o enriquecimento da biodiversidade local”, conclui.