Formandos do curso de Odontologia da Unileão realizam aula da saudade com ação solidária para comunidade de Juazeiro do Norte

Ação foi idealizada pelas turmas 130 e 317 e contou com distribuição de cestas básicas, momento de fraternidade, educação e promoção de saúde oral.

13/06/2024 11:23 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

No dia 1º de junho, os estudantes das turmas 130 e 317, concluintes do 10º semestre do curso de Odontologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), tiveram uma experiência marcante. Em vez da tradicional aula da saudade, comumente realizada ao final do último semestre pelos formandos, as turmas optaram por realizar uma ação solidária na comunidade Congregação Manancial da Igreja Batista da Paz, em Juazeiro do Norte.

Além de muito amor distribuído, várias crianças foram atendidas, receberam orientações sobre higiene oral, além de kits de higiene pessoal e distribuição de cestas básicas para as famílias. Os concluintes também realizaram o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) nas crianças, para remoção do tecido cariado. Houve também um momento de fraternidade e ensino, com Erivan Santos, coordenador de estudos bíblicos da comunidade.

Vânia Mesquita, da turma 130, afirmou que a ação teve um impacto significativo e inspirador. “Deus colocou as pessoas certas para estar aqui e no lugar certo. Eu tenho certeza que todos saíram de lá com um pensamento diferente. Nem que seja um pouquinho, algo ficou no coração dos participantes. Que a gente possa levar isso adiante, que as turmas que estão ficando possam ver o outro além do que acontece nas clínicas e nos consultórios. Nós não vamos trabalhar somente para nós mesmos. Não é só sobre dinheiro, é sobre ajudar o próximo, sobre conseguir somar de alguma forma. Parabenizo cada pessoa que se esforçou para estar na ação”, disse.

Confira como foi a ação!

Ligas acadêmicas e professores do curso também estiveram presentes

Além dos estudantes concluintes, alguns professores do curso, alunos de outras turmas e participantes de Ligas Acadêmicas também estiveram presentes e auxiliaram na realização da ação, como a Liga Acadêmica de Saúde Bucal Coletiva (LASBC), Liga Acadêmica de Cirurgia Oral (LACO), Liga Acadêmica de Estética e Reabilitação Oral (LAERO) e a Atlética Medusa.

“Esse é o extramuro que a gente espera dos nossos alunos, muito mais do que trazer a orientação de saúde bucal é trazer a cidadania. O profissional indo para onde ele precisa estar. Essa é uma iniciativa que a gente apoia e fica muito satisfeita de ver e participar”, disse a professora Marcília Ribeiro.

A professora Luciana Mara, que também esteve presente, parabenizou as turmas pela iniciativa. “É uma iniciativa linda. Eles colocaram em prática o que sabem e, de uma forma ainda melhor, ajudaram uma comunidade. Várias crianças foram atendidas e receberam orientações de higiene oral. É uma ação maravilhosa, e espero que outros alunos também se sintam motivados a realizar essas ações. Parabenizo as turmas pela bela iniciativa”, disse.

Marissol Freire, diretora de ensino da LASBC, convidou outros estudantes a fazerem o mesmo. “Convidamos outros alunos a também fazer esse tipo de ação, de adotar uma comunidade. É um momento único de solidariedade e a gente acaba alcançando cada um, dando a nossa atenção e promovendo atividades para o benefício das crianças, com orientações sobre saúde bucal. E todos acabam se beneficiando”, disse.

Saúde e beleza buco-facial.