PEAS do curso de Odontologia da Unileão realiza ação para troca de escovas dentais plásticas por biodegradáveis

Escovas recolhidas na ação serão destinadas a uma equipe de reciclagem parceira do projeto.

17/06/2024 10:01 am - Atualizado em 17/06/2024 10:02 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Você sabia que uma escova de dentes de plástico pode levar centenas de anos para se decompor? Em alusão ao Dia do Meio Ambiente, o Programa de Educação Ambiental e Social (PEAS) do curso de Odontologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizou, na última sexta-feira (14), uma ação convidando a comunidade acadêmica a trocar a escova de dentes plástica por uma biodegradável, feita de bambu. As escovas plásticas recolhidas na ação serão destinadas a uma equipe de reciclagem parceira da instituição, no intuito de diminuir o descarte de material plástico na natureza.

A professora Marayza Alves, coordenadora do PEAS Odontologia, afirmou que a ideia para a ação surgiu dos próprios alunos do curso. “Eles estudaram, viram várias alternativas e a principal que pensamos foi em trazer um retorno para a nossa comunidade institucional, entregando escovas de bambu para que as pessoas se interessem em conhecer os benefícios dessa troca”, disse.

Conheça as vantagens de utilizar escovas biodegradáveis

Engana-se quem pensa que a troca beneficia apenas o meio ambiente. Os benefícios para a saúde bucal são igualmente significativos. “As escovas plásticas que usamos diariamente ficam úmidas após o uso, favorecendo a multiplicação bacteriana nas cerdas. Por isso, é recomendado trocá-las a cada três ou seis meses. Com a escova biodegradável, além de reduzir o impacto ambiental, a proliferação bacteriana é menor, pois ela é feita de bambu”, explica a professora Marayza.

O estudante Cícero Gabriel Rocha, participante do PEAS, destaca que as escovas biodegradáveis são tão eficazes quanto as de plástico para uma escovação correta. “As empresas que produzem escovas de bambu se preocupam em fabricar um produto funcional, que tenha as características que a gente impõe aos pacientes, como cerdas macias e cabeças pequenas, garantindo eficiência comparável às escovas de plástico, além de serem biodegradáveis”, afirma.

Além do fator biodegradável e passar menos tempo na natureza, as escovas de bambu possuem outro benefício: “Elas podem ser usadas para compostagem após o descarte, sendo aproveitadas como adubo para plantas. As cerdas, por serem de nylon biodegradável, também podem ser recicladas. O descarte dessas escovas é muito mais sustentável e ainda pode contribuir mais para a natureza”, conclui o estudante.

Vale ressaltar: para quem não conseguiu realizar a troca, o PEAS fará uma nova ação na terça-feira, dia 18, ao lado da Clínica-Escola, a partir das 18h30, até o estoque acabar.

Confira os registros da ação:

Saúde e beleza buco-facial.