Aniversário de Juazeiro do Norte: saiba como a Unileão ajuda a impulsionar o desenvolvimento do município

Parceria entre a instituição de ensino e a comunidade local é fortalecida em projetos de extensão, pesquisas científicas e na formação anual de profissionais para o mercado de trabalho.

18/07/2024 10:00 am - Atualizado em 16/07/2024 11:12 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Um dos municípios mais importantes do Ceará, Juazeiro do Norte, na região do Cariri, celebra 113 anos de história neste dia 22 de julho. Com uma população de aproximadamente 286 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE (2020), é o terceiro mais populoso do estado e o vigésimo na região Nordeste.

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) desempenha papel fundamental neste desenvolvimento com a formação de profissionais qualificados que impulsionam o crescimento econômico e social do município, além de diversas iniciativas de extensão e pesquisa que beneficiam diretamente a comunidade local, fortalecendo a educação e a inovação na região.

Entre essas iniciativas, a mais recente é uma parceria inédita entre a instituição e a Defensoria Pública da União (DPU) para oferecer assistência jurídica gratuita em casos envolvendo órgãos federais como o INSS, BPC, Bolsa Família, aposentadoria, FIES e “Minha casa, Minha Vida”. O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unileão será o primeiro do Brasil a oferecer atendimento e assistência jurídica especializada e com atuação no âmbito da subseção judiciária de Juazeiro do Norte.

Já no âmbito da pesquisa científica, destaca-se um estudo feito pelo professor Aracélio Viana, em parceria com o professor João Calixto, da Universidade Regional do Cariri (URCA), publicado em uma revista internacional. Eles analisaram seis praças urbanas, entre elas a conhecida Praça Padre Cícero, no centro da cidade, como elementos importantes para a mitigação das mudanças climáticas e do aquecimento global, destacando a importância desses espaços para a biodiversidade local e a sustentabilidade. Os resultados ajudam a pensar alternativas para os desafios ambientais decorrentes da rápida urbanização. Leia o artigo clicando aqui.

Na área da Saúde, o curso de Fisioterapia da Unileão oferta atendimento em pediatria oftalmológica, um serviço ainda não disponível gratuitamente na rede pública local, mas que os estudante têm a oportunidade de experimentar durante a graduação e de oferecê-lo à comunidade por meio dos atendimentos na Clínica-Escola.

A Unileão também colabora com a preservação e a promoção da cultura juazeirense. Outro exemplo recente é o Centro Cultural Daniel Walker, revitalizado em parceria com a prefeitura, que se tornou um polo de atividades culturais, abrigando artistas, músicos e xilógrafos locais. Além disso, a instituição oferece o programa Bolsa Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, facilitando o ingresso de estudantes que residem no município por meio de bolsas de estudos de até 75%*. Conheça o programa clicando aqui.

“Crescimento em qualidade”

Segundo o reitor, professor Jaime Romero, a Unileão está constantemente em busca de modernização e de inovação em seus cursos, levando-a a constantes mudanças na infraestrutura e na matriz curricular. “Eu entendo que esse crescimento será em qualidade”, afirma, enfatizando que os alunos formados saem preparados não apenas para o mercado de trabalho imediato, mas também para se desenvolver continuamente após a formatura.

“O Padre Cícero, há mais de 100 anos, inspirou nossa terra a valorizar a mulher, a sustentabilidade e os cuidados com a natureza. Quando se respeita as pessoas e a natureza, e se faz as coisas com o objetivo correto, o crescimento e os frutos positivos são consequências naturais”, destaca o reitor.

Educação voltada para o futuro: isso é muito Unileão

Com uma abordagem inovadora, foco na prática e na aplicabilidade dos conceitos, a Unileão prepara os alunos para ingressarem no mercado de trabalho e também para se destacar e evoluir continuamente ao longo da carreira, a partir de currículos projetados para atender às demandas modernas e às necessidades do mercado. Além disso, a instituição valoriza a sustentabilidade, a inovação e o respeito pela natureza, seguindo o legado inspirador do Padre Cícero.

Este futuro promissor pode estar a um clique de distância. Saiba mais aqui.