Docentes e egressos da Unileão publicam artigo sobre espaços e equipamentos de lazer em escolas públicas de Milagres-CE

Estudo foi desenvolvido a partir da orientação de um TCC realizada pelo professor José de Caldas, coordenador dos cursos de Educação Física.

12/09/2024 10:54 am - Atualizado em 12/09/2024 10:59 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O professor José de Caldas, coordenador dos cursos de Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), teve um artigo publicado na edição comemorativa de 20 anos da Revista Biomotriz. Intitulado: “Espaços e equipamentos de lazer nas escolas públicas municipais da cidade de Milagres – Ceará”, o artigo foi desenvolvido a partir da orientação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizada pelo professor, em parceria com o egresso Gabriel de Melo Rocha. A pesquisa contou ainda com a coautoria da egressa Maria Leciana da Silva, atualmente aluna do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Unileão.

Confira o artigo na íntegra!

Saiba mais sobre o artigo Para o desenvolvimento do estudo, foram selecionadas escolas públicas de ensino fundamental localizadas na zona urbana do município de Milagres. O artigo baseia-se na premissa de que espaços destinados a atividades de lazer podem beneficiar aspectos emocionais, sociais, culturais e físicos, promovendo saúde e bem-estar.

Dessa forma, o estudo analisou os espaços e equipamentos de lazer disponíveis nas escolas selecionadas, como pracinhas, jardins, pátios, áreas descampadas, bibliotecas, salas de vídeo, quadras, etc. “A proposta foi relacionar esses espaços com as práticas e aulas de Educação Física e atividades de lazer, visando apropriações pedagógicas que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem”, explica o professor José de Caldas.

Como resultado, os pesquisadores identificaram que muitos dos espaços disponibilizados estavam em condições precárias e desanimadoras. Além disso, alguns dos ambientes escolares analisados não possuíam espaços de lazer essenciais como bibliotecas, salas de vídeos e quadras. Dificultando assim a inovação no processo de ensino-aprendizagem por falta de uma estrutura física adequada para ministrar alguns conteúdos lúdicos que fujam do contexto do ensino tradicional, tanto nas aulas de educação física quanto nas demais disciplinas regulares.

“Nesse ínterim, o estudo também ressalta a importância de projetos e políticas públicas voltadas para a infraestrutura de espaços e equipamentos de lazer como estratégias pedagógicas, beneficiando toda a comunidade escolar”, conclui o professor Caldas.

Sobre a Revista Biomotriz

De acordo com o professor, a Revista Biomotriz tem ganhado destaque entre os periódicos científicos pela seriedade e compromisso. Desde 2003, a revista mantém uma regularidade em suas publicações, evoluindo de uma periodicidade anual para semestral, quadrimestral, trimestral e, mais recentemente, para fluxo contínuo. Com a qualidade e a procedência dos artigos publicados, a revista alcançou um patamar de reconhecimento nacional.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.