(88)99216-3040

Unileão vai a Londres: estudantes do curso de Direito têm artigo aprovado para apresentação em evento internacional

Dentre quase mil propostas de artigos e painéis – o maior volume de inscrições no evento – o artigo de Gardenia Rodrigues e Maria Eduarda ganhou destaque.

13/09/2024 09:33 am - Atualizado em 13/09/2024 09:38 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Estudante do terceiro semestre do curso de Direito, Gardenia Rodrigues teve um trabalho aprovado para apresentação no “Twenty-First Annual Historical Materialism London”, um prestigiado evento que será realizado de 7 a 10 de novembro deste ano, na Universidade de Londres. Intitulado: “Impactos interseccionais: capitalismo neoliberal, gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro”, o trabalho foi desenvolvido em parceria com sua colega de turma, Maria Eduarda Cipriano e orientado pela professora Amélia Coelho. O interesse em participar de congressos internacionais surgiu em sala de aula, inspirado pelo incentivo e pelos relatos de experiência da professora Amélia, que, na última edição, participou do evento juntamente com outros estudantes do curso.

Gardenia (a primeira da foto ao lado) compartilha que sempre teve envolvimento em grupos de pesquisa, inclusive no ensino médio. Quando viu a possibilidade de apresentar trabalhos em eventos, como este em Londres, a estudante buscou novas informações. “Conversei com a professora após a aula e pedi que ela me passasse as informações sobre o congresso. Fiquei constantemente acompanhando o site para ver quando sairia a próxima edição do evento. Quando o edital foi disponibilizado, vi que a equipe poderia ser ampliada e convidei a professora Amélia e minha colega de turma, Maria Eduarda Cipriano da Silva, para formarem o meu grupo”, relembra.

Para ela, participar de um evento desse porte representa uma oportunidade única de aprendizado e networking. “Será uma chance de ouvir especialistas e líderes globais, além de explorar novas abordagens sobre o tema. Poder me conectar com profissionais de diferentes países e entender como o tema da conferência é tratado em contextos internacionais me proporcionará uma visão mais ampla sobre práticas e políticas que podem ser adaptadas ao nosso cenário”, explica. Ela acrescenta que essa experiência enriquecerá seu desenvolvimento pessoal e profissional, expandindo seu conhecimento e habilidades de maneira significativa.

Saiba mais sobre o artigo e relevância para a área

Dentre quase mil propostas de artigos e painéis – o maior volume de inscrições na conferência – o artigo de Gardenia e Maria Eduarda ganhou destaque. O estudo busca explorar a relação entre as transformações no capitalismo neoliberal, caracterizado pela predominância do capital financeiro, e seus impactos sobre as relações de gênero e raça. “A financeirização da economia, marcada pelo aumento do crédito e do endividamento para fomentar o consumo, substituiu a produção material por atividades especulativas. Essa mudança no regime de acumulação capitalista revela uma dinâmica complexa de exploração e opressão, profundamente interligada a questões de gênero e raça”, explica Gardenia.

Ela observa que, no Brasil, a reestruturação produtiva neoliberal resultou em flexibilização, informalidade e precarização do trabalho, impactando desproporcionalmente as mulheres, especialmente as mulheres negras. “Um dos maiores desafios à plena inserção das mulheres no mercado de trabalho, e em cargos de maior remuneração, é o fardo associado aos cuidados e às tarefas domésticas, que ainda recaem majoritariamente sobre elas”, destaca.

Gardênia acredita que a principal contribuição do estudo é conscientizar sobre a desigualdade enfrentada pelas mulheres no mercado de trabalho. “Além das preocupações profissionais, muitas mulheres precisam lidar com a responsabilidade de cuidar da casa, enfrentando assim uma dupla jornada”, complementa.

O trabalho das duas estudantes também foi aprovado para o Historical Materialism em Barcelona, mas, como os resultados dos dois congressos foram divulgados em datas próximas, elas optaram por focar na participação em Londres, conforme o plano original.

Incentivo da Copex à pesquisa científica

Gardênia ressalta que o apoio financeiro oferecido pela Coordenação de Pesquisa e Extensão (Copex) da Unileão será crucial para viabilizar a viagem. “O custo total, considerando a equipe e os gastos com passagens aéreas, hospedagem e alimentação, é alto, o que tornaria difícil alcançar o valor apenas por meio de rifas. Por isso, o apoio da Unileão, por meio da Copex, é vital para que possamos participar do evento”, considera.

Vale ressaltar: a Unileão mantém uma política de incentivo à participação dos alunos em eventos científicos e no desenvolvimento de pesquisa, promovendo a produção do conhecimento e incentivando a excelência acadêmica. Estudantes interessados em obter mais informações sobre esse tipo de apoio podem procurar a Copex ou ligar para os números (88) 2101-1076, 1078 ou 1058.

Sobre o evento

O “Twenty-First Annual Historical Materialism London” é um espaço para pesquisadores compartilharem ideias, resultados de pesquisas e experiências no campo do materialismo histórico.

Saiba mais neste link.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.


COMPARTILHE: