Instituição retomará atividades normais na terça-feira (15).
A Unileão não terá expediente no próximo sábado (12) devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida. Na segunda-feira (14) haverá um feriado docente e discente decorrente ao deslocamento do Dia do Professor. O funcionamento normal da Unileão retornará na terça-feira (15). Contudo, o Hospital Veterinário mantém suas atividades normalmente na segunda (14).
De acordo com a Lei N° 6.802, de 30 de junho de 1980, o dia 12 de outubro é oficialmente declarado feriado nacional, celebrando o dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil. Assim, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) suspenderá todas as suas atividades e atendimentos no sábado (12).
A Unileão deseja a todos os membros da comunidade acadêmica um excelente feriado e espera que seja uma oportunidade para descansar e desfrutar de momentos de diversão com amigos e familiares.
Mais sobre a data
O feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida origina-se na devoção à santa que é considerada padroeira do Brasil. De acordo com a tradição, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi encontrada por três pescadores no rio Paraíba do Sul em 1717. A imagem, que estava quebrada em duas partes, foi enrolada num manto e, depois disso, os pescadores conseguiram pescar muitos peixes.
Logo, a imagem passou a ser venerada pelos fiéis em uma capela construída em 1734 e, posteriormente, em uma basílica inaugurada em 1888 na cidade de Aparecida, no estado de São Paulo.
Em 1930, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como rainha e padroeira do Brasil, por meio de um decreto. No entanto, o feriado nacional só foi instituído em 1980, por meio da Lei n° 6.802, sancionada pelo presidente João Figueiredo.