Ciência & Café: Unileão realiza encontro para discutir a importância da pós-graduação na formação profissional

Professores convidados compartilharam suas trajetórias e deram dicas aos estudantes.

18/10/2024 16:12 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Na tarde da última quinta-feira (17), o Mestrado Profissional em Ensino em Saúde (MePESa) e o Núcleo de Carreira e Profissão (Nucap) da Unileão realizaram o evento “Ciência & Café”, com o objetivo de compartilhar a importância da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) na formação profissional. O encontro ocorreu na Sala de Metodologias Ativas do Bloco D.

Os professores Dr. Marcus Cézar Belmino, Dra. Raíra Justino e Me. Marcos Teles participaram do evento compartilhando suas trajetórias, os desafios e as oportunidades encontradas ao longo de suas formações acadêmicas.

O valor da pós-graduação

O professor Me. Marcos Teles compartilhou o momento em que percebeu a importância da pós-graduação em sua carreira. “Foi quando recebi um e-mail da editora onde publiquei minha dissertação, falando sobre meus direitos autorais. Era um valor pequeno, não era uma publicidade (risos). Não é sobre dinheiro, é sobre valor. Ainda que o retorno monetário fosse baixo, entender que o conhecimento que você produziu está sendo lido por outras pessoas e que elas estão dispostas a pagar por isso foi o momento em que a ficha caiu”, relembra.

Ele também destacou que abriu mão de alguns objetivos pessoais para investir nos estudos. “Quando fiz o processo seletivo do Mestrado, foi na mesma época em que participei da seleção para ser professor na Unileão. Nesse período, deixei de comprar um carro para investir na minha formação. Quando terminei [o Mestrado], comecei a juntar dinheiro para dar entrada em um Ford Ka de duas portas. Mas, ao mesmo tempo, percebi que os cursos que eu queria fazer não estavam disponíveis aqui e eram bem distantes. Por isso, continuei mais um período sem carro e fui fazer cursos livres em São Paulo. Para mim, foi um investimento que valeu muito a pena”, disse.

Segundo Teles, a graduação e a especialização são importantes, mas quem deseja se aprofundar na Ciência deve buscar programas de pós-graduação. “Às vezes, pensamos que a Ciência é algo erudito, mas fazemos Ciência nas nossas práticas cotidianas. Muitas vezes, o que falta é a oportunidade de operacionalizar e divulgar esse conhecimento, e os programas de pós-graduação oferecem um espaço ideal para isso”, afirma.

Como conseguir bolsas e oportunidades

Durante o evento, o professor Dr. Marcus Cézar Belmino explicou algumas formas de obter bolsas para o Mestrado. “Existem vários órgãos de fomento que oferecem bolsas. No Ceará, por exemplo, temos a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), e as instituições precisam cumprir critérios específicos para se habilitarem a essas bolsas. Também há outras opções, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e afins”, destaca.

Os professores também deram dicas para quem deseja seguir a carreira acadêmica. Participar de grupos de estudo, pesquisa, monitoria e ligas acadêmicas ainda na graduação são um bom caminho para começar. Além disso, manter o currículo Lattes atualizado é essencial, já que ele é um dos critérios importantes em muitos processos seletivos.

A professora Dra. Raíra Justino acrescentou que é fundamental que os estudantes consultem editais de seleções anteriores de Mestrado. “Muitas vezes, os editais mudam pouco de um ano para outro, e isso pode ajudar bastante na preparação”, sugeriu.

Onde buscar ajuda para investir na escrita científica?

O Nucap da Unileão promove oficinas para estudantes que buscam orientações sobre escrita científica, normas da ABNT e temas relacionados. Para participar, os interessados devem acompanhar as oportunidades disponíveis no site de eventos da Unileão: https://eventos.unileao.edu.br/eventos/.

Clique aqui para conhecer os programas de pós-graduação da Unileão!

Mestrado Profissional em Ensino em Saúde