(88)99216-3040

Cerimônia do Jaleco marca o início da trajetória dos ingressantes de Odontologia no semestre 2024.2

Evento contou com a presença de familiares, amigos e professores, que compartilharam momentos de alegria e orgulho.

28/10/2024 10:13 am - Atualizado em 28/10/2024 10:18 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A noite da última sexta-feira, 25, foi marcada por muita emoção na Cerimônia do Jaleco do curso de Odontologia da Unileão, realizada no mesmo dia em que se comemora o Dia do Cirurgião-Dentista. Os estudantes das duas turmas ingressantes do semestre 2024.2 vestiram seus jalecos pela primeira vez, simbolizando o início de uma jornada promissora na profissão.

O evento contou com a presença de familiares, amigos e professores, que compartilharam momentos de alegria e orgulho, reforçando a importância do apoio para essa nova etapa. A cerimônia celebrou não apenas o início da trajetória acadêmica, mas também a responsabilidade e a dedicação exigidas na formação de futuros profissionais da Odontologia.

Responsabilidades da profissão

O coordenador do Núcleo Básico de Saúde da Unileão, professor Aracélio Viana, destacou a importância simbólica do sorriso na profissão odontológica. “Não dizem por aí que o sorriso é a janela da alma? E é isso que vocês serão responsáveis: por uma parte da alma dos seus pacientes, que é o sorriso. É trazer de volta a autoestima, o orgulho de olhar para alguém e dar aquele sorriso. Então, parabéns por mais um passo conquistado dentre muitos que ainda virão”, disse.

Já o coordenador do curso de Odontologia, professor Rodrigo Murrer, ressaltou o caráter especial da cerimônia, realizada no Dia do Cirurgião-Dentista: “esta edição da Cerimônia do Jaleco é especial em dobro, pois hoje é o dia em que se comemora nacionalmente o Dia do Cirurgião-Dentista”, destaca.

Ele também falou sobre o significado do jaleco e a importância do apoio familiar. “No momento em que vocês estiverem recebendo o jaleco dos seus padrinhos e madrinhas, que junto com essa vestimenta incorporem em vocês o senso de amor e responsabilidade com a profissão que estão abraçando. Pais, mães, avós e demais familiares e amigos presentes, que vocês sejam testemunhas deste gesto e, ao longo dos cinco anos de formação, sejam um ponto de apoio no sentido de incentivar, cobrar e serem parceiros nessa trajetória acadêmica”, comenta.

Confira alguns registros:

“Esse jaleco também carrega consigo o amor e o apoio daqueles que nos trouxeram até aqui”

A oradora da turma 140, Ísis Nicoly Maia, emocionou todos ao compartilhar palavras inspiradoras. “Esse momento marca o início de uma jornada que, sem dúvidas, será transformadora em nossas vidas e na vida daqueles que teremos o privilégio de cuidar. A cada novo aprendizado e descoberta, estamos nos moldando não apenas como profissionais, mas como seres humanos comprometidos com a saúde e o sorriso de cada paciente que cruzar nosso caminho. Esse jaleco também carrega consigo o amor e o apoio daqueles que nos trouxeram até aqui: nossos familiares, amigos e professores, que foram e continuam sendo nossa base em cada etapa dessa jornada. A partir de hoje, estamos dando um passo importante rumo ao futuro que escolhemos”, afirma.

Pedro Arthur de Brito, orador da turma 326, reforçou o compromisso que o jaleco representa. “Ao vestirmos esse jaleco, não estamos apenas vestindo uma roupa, mas tomando para nós uma grande responsabilidade. Quando fizermos o juramento, colocaremos acima da nossa vida a vida do paciente, e é isso que torna nossa profissão uma das mais bonitas. Esta cerimônia também é uma homenagem àqueles que sempre estiveram ao nosso lado. A jornada foi difícil e, às vezes, parecia que não ia dar em nada, mas precisamos entender que estamos em uma universidade privilegiada, que está entre as melhores do Ceará e do Brasil”, destaca.

Os momentos finais da cerimônia foram marcados pelos juramentos proferidos pelos juramentistas Leonardo Sampaio e Agda da Silva. Em seguida, Gleidson Carlos da Silva, representando os discentes e atuando como presidente da Liga Acadêmica de Saúde Bucal Coletiva (LABSC), deu as boas-vindas aos novos estudantes e apresentou seus companheiros da Liga.

Por fim, os jalecos foram entregues aos estudantes pelos padrinhos e madrinhas, selando simbolicamente o compromisso dos futuros cirurgiões-dentistas com a profissão. A cerimônia encerrou-se em clima de celebração e expectativa, marcando o início de uma jornada acadêmica que promete ser desafiadora e transformadora para todos os participantes.

Veja mais registros da cerimônia:

Saúde e beleza buco-facial.


COMPARTILHE: