(88)99216-3040

XIV Cerimônia do Jaleco de Fisioterapia lota auditório e marca início da jornada dos ingressantes no curso

A ocasião, repleta de emoção, destacou mensagens motivadoras de professores e alunos, marcando o início de uma jornada acadêmica, pessoal e profissional.

06/11/2024 13:46 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Na última segunda-feira (4), o auditório do Bloco E da Unileão ficou repleto de familiares e amigos para celebrar um momento especial: a Cerimônia do Jaleco dos estudantes ingressantes do curso de Fisioterapia. A ocasião, repleta de emoção, destacou mensagens motivadoras de professores e alunos, marcando o início de uma jornada acadêmica, pessoal e profissional.

A cerimônia contou com a participação da representante do Centro Acadêmico do curso, Eduarda Freire, que relembrou sua própria experiência ao iniciar o curso. “Há pouco tempo, eu estava aí, no lugar de vocês, com medo do que viria pela frente. Mas quero dizer que Fisioterapia é um curso excelente. Tudo o que precisarem, estou aqui para ajudar. Sejam bem-vindos! Aproveitem esse momento único, e desejo todo sucesso e felicidade para vocês”, disse.

A importância do apoio na jornada acadêmica, pessoal e profissional

A professora e coordenadora da Clínica-Escola, Ana Geórgia Amaro, destacou a importância simbólica do jaleco para os profissionais da saúde, além de reforçar o compromisso dos professores na formação dos futuros fisioterapeutas. “O jaleco é um símbolo muito importante. Esse é o primeiro passo de uma caminhada de cinco anos. Daqui a alguns anos, estaremos relembrando esse momento, celebrando a formatura e o amadurecimento de vocês como profissionais. Nós, professores, estaremos sempre aqui, dando suporte e amparo, segurando a mão quando necessário e, mais adiante, soltando vocês para o mercado de trabalho, confiantes de que cada etapa desta graduação será fundamental para o aprendizado e prática de vocês”, enfatiza.

Já a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unileão, professora Gardênia Martins reforçou a importância dos padrinhos e madrinhas dos alunos e o apoio que esses entes queridos representam na trajetória acadêmica e profissional. “Essas pessoas ao lado de vocês hoje, que são padrinhos e madrinhas, são um suporte essencial. Não só hoje, mas ao longo de todo esse caminho. Para realizar nossos sonhos, precisamos da fé de quem nos apoia, nos impulsionando em cada passo. Nem sempre estaremos confiantes e seguros nas decisões que precisamos tomar, mas ter esse apoio é fundamental”, reflete.

Ela também incentivou os estudantes a aproveitarem todas as oportunidades que a Unileão oferece. “Vamos abraçar essa oportunidade e aproveitar tudo o que a Unileão pode oferecer a vocês nesses cinco anos de formação. As monitorias, as ligas acadêmicas, os projetos de extensão e de pesquisa — vamos buscar ativar em nós a energia necessária e aproveitar todas as oportunidades para que possamos entrar no mercado de trabalho, devolvendo o que a sociedade espera: uma Fisioterapia competente, humanizada e capaz de ser um divisor de águas na vida das pessoas”, conclui.

Discursos das oradoras

A cerimônia foi marcada pelos emocionantes discursos das oradoras da turma, Laura Valentina Peixoto e Ana Beatriz Freire. Laura Valentina, em suas palavras, falou sobre o amadurecimento que a jornada representa. “Hoje iniciamos um importante processo em nossas vidas, o amadurecimento do ciclo estudantil e profissional. Ao vestirmos esses jalecos, estamos assumindo o compromisso, diante de todos, principalmente das pessoas que mais amamos, de cuidar, reabilitar e contribuir para a saúde e qualidade de vida daqueles que atenderemos”, disse.

Ana Beatriz Freire compartilhou um relato pessoal de superação e resiliência. “Durante a pandemia, em 2020, enfrentei o momento mais difícil da minha vida. Achei que não teria forças para vencer a depressão e parei de sonhar. Hoje, meu coração se enche de alegria por fazer parte dessa noite tão especial. É uma honra poder sonhar novamente ao lado de vocês. Aos meus colegas, que se tornaram amigos, muito obrigada por tornarem o semestre mais leve. Aos professores, agradeço por compartilharem seus conhecimentos e por formarem uma base sólida que será decisiva para nossa formação”, comenta.

Confira os registros da cerimônia!

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.


COMPARTILHE: