(88)99216-3040

Unileão celebra a arte e a ciência na 12ª edição da Mostra de Anatomia

Organizada pelos alunos dos primeiros semestres dos cursos da saúde, a mostra apresentou ao público um verdadeiro show de criatividade e conhecimento.

13/11/2024 14:39 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A noite de terça-feira, 12 de novembro, foi marcada por um evento que movimentou o campus Lagoa Seca da Unileão: a 12ª edição da Mostra de Anatomia Humana Artística e Comparada. Organizada pelos alunos dos primeiros semestres dos cursos da saúde, a mostra apresentou ao público um verdadeiro show de criatividade e conhecimento, com temas que vão desde clássicos do cinema até fatos históricos.

Os estudantes surpreenderam com a originalidade de seus trabalhos, abordando temas como a família Von Richthofen, o naufrágio do Titanic, a vilã Cruella, o filme “O Auto da Compadecida”, a representação do conto “O médico e o monstro”, a cultura grega antiga, a anatomia do cangaço, o filme “O quarto de Jack”, o famoso “burn book” do filme “Meninas Malvadas”, a era da lobotomia e outras temáticas diversas. Cada apresentação trouxe uma perspectiva única e detalhada sobre aspectos anatômicos e fisiológicos, conectando-os a temas culturais e históricos.

Para o professor Flórido Sampaio, que ministra a disciplina de Anatomia Humana e coordena o evento, a Mostra é um momento de grande satisfação. “Eu me sinto, como professor e como pessoa, muito feliz, pois esse é o momento em que consigo integrar todos os cursos da área da saúde, incluindo o curso de Psicologia. Assim, os alunos se encontram, interagem entre os cursos e entre si, aprimorando até mesmo o desenvolvimento das habilidades interpessoais”, disse.

Apresentações dos estudantes

Ana Cecília, estudante de Psicologia, e sua equipe trouxeram uma interpretação do conto “O Médico e o Monstro”, de Robert Louis Stevenson. Vestidos com roupas de época, os integrantes buscaram ilustrar o sistema nervoso como uma alegoria ao enredo do conto. “No conto, o médico cria uma poção que o transforma em uma versão mais impulsiva de si, guiada pelos prazeres e impulsos. Com o avanço da história, ele acaba sendo dominado por essa versão e, infelizmente, isso o leva a um fim trágico. Podemos comparar com nossos próprios sentimentos, que, às vezes, nos levam a fazer coisas impensadas, influenciados pelos hormônios presentes em nosso cérebro,” explicou Ana Cecília.

Outro destaque foi a apresentação de Fabrício Ferraz, também estudante de Psicologia, e sua equipe, que se inspiraram no filme “O Auto da Compadecida”. O grupo abordou cenas do filme para ilustrar emoções como medo, raiva e tristeza, relacionando-as com o sistema nervoso. “Nossa ideia foi relacionar essas cenas e as emoções envolvidas com o conteúdo de bases biológicas do conhecimento, com foco no sistema nervoso. Escolhemos o sistema límbico, dentro do sistema nervoso central, por ser a parte responsável pela regulação das emoções. Explicamos as estruturas que compõem esse sistema e como ele atua na regulação emocional,” comentou Fabrício.

Sobre a Mostra de Anatomia

A Mostra de Anatomia Humana Artística e Comparada é um evento semestral organizado pela Unileão, com o objetivo de estimular a criatividade e o aprendizado dos alunos do primeiro semestre dos cursos da área da saúde, por meio da aplicação dos conhecimentos de anatomia em diferentes contextos.

Confira os registros do evento!


COMPARTILHE: