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Unileão aprova dois trabalhos acadêmicos no XIII Encontro Internacional de Direitos Culturais

Encontro ocorrerá em Fortaleza e é considerado um dos maiores eventos em nível internacional no campo dos direitos culturais. A aprovação dos trabalhos confirma o empenho da Unileão com a produção acadêmica e a iniciação científica.

21/11/2024 11:20 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Dois trabalhos acadêmicos desenvolvidos Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) foram aprovados para apresentação oral no XIII Encontro Internacional de Direitos Culturais, promovido pelo Grupo de Estudos em Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). O evento, que acontece de 25 a 29 de novembro, terá como tema “O ecossistema de promoção e proteção do patrimônio cultural” e reunirá pesquisadores, juristas e profissionais da área para discutir as práticas de preservação e proteção do patrimônio cultural. Saiba mais sobre o evento clicando aqui.

O primeiro trabalho, intitulado “Educação, Identidade Cultural e Patrimônio na Pós-modernidade: desafios da interculturalidade no século 21 e a função social do Direito”, foi desenvolvido pelo professor Pedro Adjedan, em parceria com os alunos Mateus Alves Vieira e Brendha Maria Gomes de Sousa. O artigo aborda as complexas relações entre educação, cultura e direito, analisando como o direito pode ajudar a resolver os conflitos gerados pelas transformações culturais no cenário global. O texto destaca a importância de uma abordagem inclusiva na educação e nas políticas culturais, promovendo a cidadania e protegendo os direitos das minorias.

O segundo trabalho aprovado tem como título “Arqueologia Social Inclusiva e a Remanescência do Povo Kariri no Serrote da Nascença em Brejo Santo-CE” e também foi desenvolvido pelo professor Adjedan. Ele discute que para proteger os acervos arqueológicos encontrados no local, como restos de cerâmicas e pedras, são necessárias políticas eficazes que envolvam a pesquisa, a preservação e a participação social das comunidades locais.

Para o professor, a oportunidade de apresentação dos trabalhos insere a Unileão no debate acerca dos direitos culturais, assumindo assim a vanguarda desta discussão no interior do Ceará e do Brasil, sobretudo por se tratar de evento dessa magnitude.

Contribuições acadêmicas

Aluno do 7º semestre de Direito e bolsista do ProUni, Mateus Alves Vieira conta que a motivação para participar da pesquisa foi a sintonia de ideias e a capacidade de trabalhar em equipe. Ele acredita que o conceito de interculturalidade, abordado no trabalho, é essencial para a construção de ambientes educativos mais inclusivos e cooperativos. “Esse conceito, aplicado à educação, implica em um ambiente de aprendizado que foge somente do técnico, que amplia a cultura individual de cada um, assim proporcionando a autodeterminação de cada um, aprendendo um com o outro, e trazendo empatia e cooperação, que, com certeza, se aplica à educação e aos componentes, até mesmo nas ciências”, afirma.

O estudante também espera que a participação no evento futuramente o direcione a um mestrado. “A pesquisa abre muitas portas”, ele ressalta, mencionando também outros ganhos, como o autoconhecimento, o conhecimento do mundo externo e a apresentação de culturas novas que o aprimoram como ser humano. “Espero aprender mais sobre a experiência no mundo da pesquisa, também sobre novos passos a serem dados e outros temas tão importantes quanto o do meu trabalho”, diz.

Para Brendha Maria Gomes de Sousa, também do 7º semestre, a experiência de trabalhar ao lado do professor Pedro Adjedan e do colega Mateus foi enriquecedora para seu aprendizado acadêmico. Ela destaca o papel do Direito na mediação de conflitos culturais e na preservação do patrimônio, afirmando que o processo de desenvolvimento do trabalho permitiu aprimorar habilidades de pesquisa e análise crítica. Ela explica que o papel do Direito “é como o mediador de conflitos interculturais e preservador do patrimônio cultural, destacando sua função social para a cidadania e na proteção dos direitos dos grupos minoritários”.

De acordo com a estudante, a expectativa para a participação no evento é de “aprender novas abordagens e metodologias que complementem minha formação acadêmica, além de expandir meu entendimento sobre o tema. Acredito que essa experiência será uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional”.

Os trabalhos que serão apresentados podem ser lidos nos links abaixo:

Educação, Identidade Cultural e Patrimônio na Pós-modernidade: desafios da interculturalidade no século 21 e a função social do Direito

Arqueologia Social Inclusiva e a Remanescência do Povo Kariri no Serrote da Nascença em Brejo Santo-CE

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.


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