(88)99216-3040

Campus Saúde da Unileão sedia treinamento do Samu Ceará sobre atendimento pré-hospitalar tático

Curso reúne profissionais do Samu e das forças de segurança simulando situações de risco, como tiroteios em escolas.

13/12/2024 16:31 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O campus Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) sediou, entre os dias 9 e 12 de dezembro, o Curso de Integração em Atendimento Pré-Hospitalar Tático. O treinamento foi organizado pelo Núcleo de Educação em Urgências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e realizado pelo Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Participaram do curso profissionais de diferentes categorias do Samu, como técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e condutores, além de membros das forças de segurança pública, como policiais militares e agentes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do BEPI, e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), atuantes na região do Cariri, Centro-Sul, Fortaleza e até da Paraíba. Representantes da Liga Acadêmica Suporte Básico de Vida em Parada Cardiorrespiratória (LASP), do curso de Enfermagem da Unileão, como a professora Shura do Prado, o professor Ian Alves e a estudante Lívia Silva, também participaram. O objetivo do curso foi prepará-los para atendimentos em ambientes que podem representar riscos, mesmo que não sejam comuns no cotidiano deles.

O diretor de Educação Permanente do Samu Ceará, Yury Tavares, explicou que o curso aborda situações como o atendimento em escolas durante ataques, enfatizando que, embora a entrada no local só ocorra após a segurança ser garantida, em algumas situações os profissionais precisam lidar com riscos inesperados.

“A gente não entra em uma escola se o atirador ainda estiver lá, mas pode acontecer de alguém achar que o atirador não está mais lá, mas tenha outro escondido. Se a gente já começou o atendimento e a situação se torna insegura, a gente precisa sair do local de forma segura. E é isso que a gente está aprendendo neste curso”, disse.

Parceria com a Unileão

Sobre a parceria com a Unileão, Yury afirmou que a instituição tem sido uma grande parceira do Samu, oferecendo espaço adequado para a realização de cursos de grande porte, como este. A colaboração entre as instituições tem sido fundamental para o sucesso da formação.

Já a professora Shura do Prado, coordenadora da LASP, explicou que o curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático é uma oportunidade importante para os alunos da Unileão. Ela ressaltou a importância de expandir a formação dos estudantes, destacando que a enfermagem não se resume ao atendimento hospitalar e que há áreas, como o APH [Atendimento Pré-hospitalar] tático, nas quais os profissionais de saúde também atuam.

Para Ian Alves, professor da LASP, o treinamento oferece aos alunos a oportunidade de expandir sua rede de contatos profissionais e aprender mais sobre o mercado de trabalho em urgência e emergência. Já Lívia Silva, aluna do 4º semestre de Enfermagem, compartilhou que a experiência tem sido enriquecedora, proporcionando novos conhecimentos sobre o APH tático, uma área desconhecida para ela até então.

 *Com colaboração e fotos do Núcleo de Educação e Urgência do Samu 192/CE (NEU)


COMPARTILHE: