Lucas concluiu o curso de Odontologia na Unileão em 2024, e agora seguirá os estudos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a segunda melhor do Brasil e a oitava entre as melhores da América Latina.
Egresso do curso de Odontologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), Lucas Angelim foi aprovado no programa de Mestrado em Odontologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), considerada a segunda melhor universidade do Brasil e a oitava entre as melhores da América Latina.
Natural de Icó, no Centro-Sul do Ceará, Lucas ingressou na graduação em 2019, com o apoio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), e concluiu o curso em 2024, especializando-se também em Docência do Ensino Superior na própria Unileão. E isso o fez romper um ciclo.
“Fui o primeiro membro do meu núcleo familiar a ingressar na universidade e, respectivamente, o primeiro a conquistar uma graduação e uma especialização. Meus pais não tiveram acesso à educação superior, e isso foi crucial para despertar em mim o desejo de romper esse ciclo e mudar minha história por meio da educação e da ciência”, compartilha.
A decisão de continuar os estudos no mestrado veio, justamente, desse desejo de aprofundar conhecimentos e desenvolver competências que o ajudem a enfrentar os desafios da Odontologia contemporânea. “Estou motivado a integrar teoria e prática, o que considero fundamental para um profissional que deseja fazer a diferença na área da saúde”, afirma. Ele também espera contribuir para a identificação de determinantes sociais de saúde, aprimorar políticas públicas e desenvolver intervenções que atendam às necessidades das comunidades.
Trajetória na Unileão
Lucas Angelim é mais um exemplo de sucesso formado pela Unileão e que soube aproveitar a vida acadêmica ativamente. Foi membro do Centro Acadêmico, envolveu-se em pesquisas científicas e apresentou trabalhos em congressos; ocupou cargos de liderança em ligas acadêmicas, como diretor de Extensão na Liga Acadêmica de Saúde Integral para a Diversidade (LASID – Unileão) e diretor científico na Liga Acadêmica de Estética e Reabilitação Oral (LAERO – Unileão), participando ainda de projetos de extensão e na organização de eventos acadêmicos. Ao recordar essa trajetória, Lucas destaca a importância do apoio que recebeu.
“Durante essa trajetória, contei com o apoio de professores e amigos que me influenciaram positivamente. A professora Thayla Gouveia foi minha primeira orientadora em uma apresentação científica, tornando o processo leve e enriquecedor. Minha amiga Geovanna Bizarria foi uma das primeiras pessoas a me estimular na produção científica, compartilhando experiências e sonhos durante a graduação e a especialização. Trabalhamos juntos, sob a orientação do professor Walber Castro, em uma pesquisa com óleos naturais associados a fármacos para o controle de microrganismos no laboratório de microbiologia. Essa experiência foi desafiadora, mas também muito inspiradora. Durante o meu TCC, tive a honra de ser orientado pelo professor Jadson Lima, cuja orientação despertou ainda mais meu interesse pela pesquisa”, afirma o egresso.
O melhor de ser Unileão
As inscrições para ingressar no curso de Odontologia estão abertas para quem deseja seguir a mesma trajetória acadêmica de sucesso de Lucas Angelim. Saiba como viver o melhor de ser Unileão em uma das maiores estruturas do Nordeste clicando aqui.
Saúde e beleza buco-facial.