(88)99216-3040

Egressos de Enfermagem da Unileão celebram aprovação em mestrado da URCA

Emanuele do Monte, Karine de Lima, Marcelo Mendonça e Yago Lopes foram aprovados no Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA).

13/12/2024 13:30 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A qualidade do ensino superior da Unileão continua a gerar resultados. Desta vez, quatro egressos do curso de Enfermagem – Emanuele do Monte, Karine de Lima, Marcelo Mendonça e Yago Lopes – conquistaram uma vaga no Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA). Dois deles compartilharam suas histórias nessa reportagem. Confira.

“A Enfermagem surgiu como uma oportunidade de realização de um sonho”

Yago Lopes, um dos egressos, relata que a escolha pela Enfermagem foi o início de uma jornada marcada por dedicação e grandes conquistas. “A Enfermagem surgiu para mim como uma oportunidade de realizar um sonho. No decorrer da graduação, sempre busquei desenvolver atividades voltadas à pesquisa, ao ensino e à extensão, e hoje, posso colher os frutos de tanto esforço”, comemora.

Na Unileão, Yago participou de iniciativas que despertaram nele a paixão pela docência e pela pesquisa, como o Grupo de Pesquisa Avançada em Enfermagem (GE-PAE) e o Grupo de Assistência ao Calouro (GAC), experiências que o fizeram direcionar esforços para a docência, a área que sempre lhe chamou a atenção.

No GE-PAE, Yago publicou, junto com outros colegas, os capítulos 8 e 9 do livro “Cuidado Seguro: sobre a ótica da equipe multiprofissional de saúde”, intitulados “Implementação da SAE no cuidado à gestante em acompanhamento de pré-natal de alto risco” e a “Importância da assistência de enfermagem na qualidade de vida de pessoas idosas portadoras de multimorbidades”, respectivamente.

Além das oportunidades oferecidas, Yago ressalta o papel da Unileão como formadora de sua carreira profissional. “Como minha instituição formadora, foi um divisor de águas na minha carreira profissional. A qualidade do ensino, do corpo docente e de toda a estrutura que a instituição proporciona foram cruciais para essa aprovação”, considera.

“Cheguei à Enfermagem guiado pela intuição e pelo coração”

Marcelo Mendonça, outro egresso da Unileão, também comemora a aprovação. Ele conta que a escolha pela Enfermagem foi intuitiva e movida por seu propósito de vida. “Desde cedo, fui incentivado pela minha família e por alguns dos meus professores a correr atrás do meu sonho de atuar na docência. Cheguei à Enfermagem guiado pela intuição e pelo coração. Ingressei em 2014, como aluno ProUni, e concluí em 2019”, conta.

Durante a graduação, Marcelo fundou a Liga Acadêmica em Saúde da Mulher e da Criança (LAESMC), a Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Família e Comunidade (LAESFC) e a Liga Acadêmica em Saúde do Homem (LASH). Também foi bolsista de iniciação científica e monitor. “Passava o dia na faculdade estudando e voltava à noite para casa”, relembra.

No mestrado, ele seguirá a linha de pesquisa “Enfermagem no contexto da gestão da clínica e da produção subjetiva do cuidado”. As motivações para essa escolha vêm da “crescente demanda pela necessidade de um cuidado integral e humanizado para a população”, explica. Marcelo acrescenta que a pesquisa trará benefícios significativos para a sociedade. “Acredito que irá mostrar a real importância do enfermeiro como promotor do cuidado e o valor do cuidado holístico na prevenção de doenças, principalmente as psicossomáticas”.

Para ele, essa conquista representa “um grande marco na minha carreira, principalmente por se tratar de um dos melhores programas de mestrado entre as universidades públicas da região”.

O melhor de ser Unileão

Com mais de 15 anos de experiência, a graduação em Enfermagem da Unileão oferece aulas teóricas presenciais e mais de 1.300 horas de prática. As inscrições para ingressar no curso estão abertas. Clique aqui e saiba mais.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.


COMPARTILHE: