Trabalho despertou interesse da atual secretária de Educação, Eliana Estrela, e da professora-doutora em Educação, Ana Gardennya Linard, assessora especial do Ministro Camilo Santana no MEC. Estudo visa auxiliar coordenadores escolares da CREDE 19 na promoção de uma cultura de aprendizado colaborativo.
Aos 64 anos, Tereza Mônica Viana de Castro concluiu o Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão). Com 40 anos de experiência na área da Educação, a jornada dela teve início de forma inesperada, durante uma aula inaugural do programa, em que representava a CREDE 19, onde atua como pesquisadora e articuladora de gestão. “Ouvi do professor Jaime, reitor da Unileão: ‘Tereza, por que você não se matricula?’”.
Em entrevista concedida por e-mail e continuada via ligação telefônica, Tereza, que também foi Secretária de Educação do município do Crato entre 2018 e 2019, compartilha sua participação no Mestrado e a importância que o programa teve para sua carreira.
Sob a orientação do prof. Dr. Cícero Magerbio Gomes Torres, a pesquisa resultou na criação de um produto educacional intitulado “Simbiose de Saberes e Conhecimentos do Programa de Fortalecimento de Atuação dos Coordenadores Escolares (FACE)”, desenvolvido para auxiliar os coordenadores escolares da CREDE 19, que abrange os municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Jardim, Caririaçu, Granjeiro e Farias Brito, na região do Cariri cearense. Agora, ela planeja apresentá-lo à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) para subsidiar o trabalho docente na Jornada Pedagógica 2025.
A pesquisa de Tereza tem grande relevância para a educação pública no Ceará, especialmente no fortalecimento da gestão escolar. O trabalho despertou o interesse da atual secretária de Educação, Eliana Estrela, e da professora-doutora em Educação, Ana Gardennya Linard, que assessora o Ministro Camilo Santana no Ministério da Educação (MEC).
Confira na entrevista abaixo:
De que maneira o Mestrado contribuiu para sua formação profissional e para o seu crescimento na carreira no serviço público?
O mestrado contribuiu de forma extremamente positiva para minha formação profissional, tendo em vista o meu projeto de pesquisa na área de formação de gestor. No momento sou articuladora de gestão da CREDE 19, ou seja, acompanho o processo de qualificação do coordenador escolar. Imediatamente após a conclusão já foi concedido minha ascensão profissional com publicação em D.O [Diário Oficial do Estado] em tempo recorde.
Quais foram os maiores desafios que você encontrou durante o Mestrado e como os superou?
O maior desafio encontrado por um mestrando profissional é conciliar o tempo de atividade com sua pesquisa. Porém, ressalto que o orientador eficaz e eficiente torna esse momento bem mais sereno, pois ele nos faz ressignificar o nosso fazer pedagógico e de pesquisador.
Como a senhora conseguiu equilibrar as demandas do trabalho e os estudos durante o Mestrado?
Procurei não acumular nenhuma atividade. A orientação realizada pelo professor Magérbio foi de extrema importância nesse processo. Para cada módulo cursado, procurava vivenciar no meu trabalho. Os referenciais teóricos fortalecem demais o desempenho profissional dos mestrandos.
Que papel a pesquisa desenvolvida durante o Mestrado tem na sua atuação profissional?
A pesquisa que desenvolvemos tem sido de grande relevância para a Educação do Estado do Ceará, CREDE 19, pois pesquiso sobre a importância do Fortalecimento de Atuação do Coordenador Escolar – FACE, política pública de fortalecimento da gestão escolar. Pretendemos apresentar o produto para a SEDUC como forma de subsidiar o trabalho docente para a jornada pedagógica 2025.
De que forma as conexões feitas durante o Mestrado influenciaram sua carreira?
Agregamos a pesquisa no caminhar pedagógico das Escolas da CREDE 19, fortalecendo o coordenador escolar, como formador dos seus pares.
Após concluir o Mestrado, como você percebeu mudanças na sua trajetória profissional?
Um novo olhar sobre a temática, sensibilidade ao trabalho desse profissional e, acima de tudo, a contribuição para a comunidade escolar.
Que conselhos a senhora daria para candidatos que estão pensando em fazer um Mestrado visando cargos no serviço público ou fora dele?
Estudar e contribuir com a Ciência é inerente ao ser do cidadão.
Quais são seus planos agora e como o Mestrado se encaixa nesses objetivos?
Estudar sempre, a aprendizagem faz bem sobre todos os aspectos.
Como a senhora enxerga a importância da formação continuada, como o Mestrado, para os profissionais do serviço público?
A formação continuada propicia um crescimento em rede, a universidade mais próxima do Ensino Básico. As discussões geradas nas aulas enriqueceram saúde, educação e os demais segmentos. Juntos, tentamos construir contribuições para a sociedade. Recomendo este mestrado, pois só contribui para a sociedade.
O Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Unileão é um programa voltado para a formação de profissionais na área de Saúde, com foco em metodologias de ensino e tecnologias inovadoras. De acordo com o professor Magerbio Gomes, um dos docentes do programa, é uma excelente oportunidade para se qualificar e se especializar profissionalmente.
“O mestrado se apresenta como um dos processos mais ricos em termos de qualificação e sofisticação profissional, uma vez que, por meio dele, os estudantes passam a investigar os processos de ensino em saúde com mais profundidade teórica e epistemológica”, explica. Além disso, acrescenta o professor, a combinação de experiências e conhecimentos enriquece os alunos, que levam esse aprendizado para suas vidas pessoais, profissionais e para a sociedade.
“As conexões feitas no mestrado influenciam a carreira do estudante a partir do diálogo estabelecido nas disciplinas, com os referencias teóricos trabalhados, com a valorização das experiências dos estudantes e dos professores, que trazem dos seus espaços profissionais, de suas trajetórias pessoais e acadêmicas, da articulação com os eventos promovidos, grupos de pesquisa e projetos de extensão. Toda essa riqueza é aproveitada pelos estudantes que aqui estão e, com isso, são levados para seus espaços de trabalho, para suas vidas pessoais, para a sociedade”, ressalta.
O professor Magerbio Torres lembra que “somos seres em constante aprendizado”, e a formação continuada, neste sentido, “se apresenta como esse espaço de permanente aprendizagem, de aprender com as experiências dos colegas, dos alunos e de todos que participam direta ou indiretamente com nossas formações”. O docente também considera que “a formação nos provoca no cotidiano a ser mais”, por isso a enxerga “como um verdadeiro continuum”, necessária para a vida de quem deseja continuar aprendendo.
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