(88)99216-3040

Dia Internacional da Mulher: “Metade de mim é constância e a outra metade também”

A professora Samara Facundo vê a docência como uma paixão e destaca a importância da presença feminina no campo acadêmico para promover um ambiente mais inclusivo e transformador.

06/03/2025 16:00 pm - Atualizado em 06/03/2025 10:50 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A professora Samara Facundo chegou a Unileão em 2017, após uma trajetória de dedicação e construção de espaços para sua entrada na instituição. Desde o início, ela sabia que a docência era a realização de um sonho. “Eu sempre quis vir para a Unileão e fui construindo os tijolinhos para que eu pudesse participar dos processos seletivos”, lembra. Hoje, é referência no ensino de Administração e Ciências Contábeis e exerce um papel de liderança como coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa e do Núcleo de Apoio Fiscal.

Para a docente, lecionar é mais do que um ofício; é uma paixão que a motiva a contribuir para a formação de novos profissionais. Ela acredita no poder transformador da mulher, especialmente no campo acadêmico, onde sua presença é fundamental para criar um ambiente mais inclusivo, acolhedor e comprometido com as mudanças sociais. “A mulher tem um papel de transformação, principalmente na área da docência, de conseguir inspirar pelo exemplo. [Nos cargos de gestão] A mulher traz um papel resiliente e bem mais cauteloso no cuidado e na atuação diária, um olhar mais preocupado com os detalhes”, considera.

A professora também acredita que o segredo para uma gestão eficaz e humana está no acolhimento. “Por mais que possa parecer clichê, pensar num lado humano e acolhedor faz toda a diferença. O olhar mais cuidadoso, o olhar mais cauteloso,  conduz até mesmo uma conversa que poderia ter um viés mais amedrontador. E com esse olhar, com essa cautela, conseguimos conduzir e propor soluções bem mais fluidas e mais suaves para os problemas”, afirma.

A força feminina que impacta a sociedade

As trajetórias da professora Samara e da ativista e ambientalista sueca Greta Thunberg se ancoram na força da transformação e do compromisso com uma causa capaz de gerar impactos reais na sociedade. “A força como luta não só de uma construção de revolução, mas de fazer a diferença, ter noção do seu papel e mostrar a força que uma mulher tem no processo de lutar por uma ideia e de mostrar que ela não é uma mera discussão, mas uma contribuição que vai impactar toda a sociedade”, acredita. Assim, a palavra “constância”, reflete não só a dedicação contínua da professora ao seu trabalho e à sua formação, mas também à perseverança diante dos desafios que surgem ao longo do caminho.

Mensagem às Mulheres

“Há uma frase que trilha as minhas decisões: ‘É justo que muito custe o que muito vale’, de Santa Teresa [religiosa do século 16, considerada ‘Doutora da Igreja’ Católica]. Isso significa que, por mais batalhas que se apresentem durante aquela escolha ou aquela oportunidade, pode ser o caminho mais correto a se seguir. E, muitas vezes, um sonho pode custar caro, custar renúncia, mas, lá na frente, a gente colhe resultados exuberantes. Metade de mim é constância e a outra metade também.”

Empreender com inovação, identificando oportunidades na gestão de negócios.


COMPARTILHE:

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Botão Fechar
Verificado pela Leadster
Botão Fechar
Logo