Publicação é de autoria do professor Pablo Feitosa, do curso de Direito.
O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) celebra mais um marco acadêmico de sua comunidade docente. O professor Pablo Feitosa, do curso de Direito, publicou um capítulo de livro que contribui para o debate sobre Filosofia do Direito, disciplina que leciona na graduação.
O capítulo, intitulado “A Origem Africana da Filosofia e dos Direitos Humanos Fundamentais“, faz parte do livro “Diálogos (In)disciplinados: interfaces entre Literatura, Direito, Religião e Psicologia”, publicado pela Editora Schreiben.
No estudo, o docente demonstra como filósofos gregos — entre eles Sócrates, Platão, Isócrates e Aristóteles — estudaram na África e reconheceram o continente como berço das filosofias e das ciências. O mesmo pode ser dito sobre os Direitos Humanos e os Direitos Fundamentais, pioneiramente representados na Carta do Mali.
Para o professor, conhecer essas informações é essencial — não apenas como forma de romper com o senso comum e construir um conhecimento crítico e aprofundado, mas também para reconhecer o valor das culturas africanas, que tanto contribuíram para a formação do Brasil e da identidade nacional.
Clique aqui para acessar a publicação!
Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.